Gestão de energia para empreendedores

Fazer um dia valer por três. Você às vezes têm essa sensação?

Muitos empresários precisam lidar com o desafio de acompanhar o alto crescimento do seu negócio. Crescer é o sonho de todo o empreendedor, mas conseguir tomar as rédeas durante esse processo (sem se desgastar excessivamente), nem sempre é fácil. E, muitas vezes, nem todos estão preparados para isso.

A gente sabe que empreender exige tudo que você tem: tempo, energia e foco. Por isso, selecionamos algumas dicas do site Endeavor Brasil para que você não deixe que a ansiedade atrapalhe o seu momento, nem que o trabalho te deixe exausto a ponto de sua saúde sofrer as consequências. Esperamos que elas possam ser úteis!

• O seu estado mental influencia a empresa, e vice-versa. Neste texto, João Paulo Sattamini, fundador da BrasilBev, conta que precisou retomar o seu estado de equilíbrio para que sua empresa voltasse a prosperar. “Como empreendedor, não posso levantar, tomar café e sair para trabalhar. A energia que uso ao longo do dia é tão intensa que preciso me preparar para as reuniões, as conversas, os conflitos, encontros e trocas. Para isso, uso algumas ferramentas como parte da minha rotina”, diz o texto de Sattamini. Entre as ferramentas, exercícios de respiração e meditação. Leia-as aqui.
  • “Na vida de um empreendedor é difícil achar um ano mais fácil que o outro. Seja na busca por mais sucesso ou no enfrentamento da crise, estamos sempre nos desafiando e nos levando ao limite. Queremos mais, queremos o melhor, não queremos desapontar quem está conosco, não queremos fracassar. Queremos ser melhor que o concorrente, melhor do que nós mesmos, queremos evoluir. Outras vezes nós simplesmente estamos dispostos a tudo para manter a casa de pé. Não podemos ser fracos, não podemos deixar que enxerguem nossas fraquezas, não podemos deixar que anos de trabalho sejam levados por água abaixo. Fora isso alguns ainda acumulam outros desafios pessoais: conjugais, de saúde, financeiros, psicológicos. Somos uma máquina treinada a não parar. E engraçado que, às vezes, parece que isso é o mais importante: não parar. As coisas dando certo ou errado.” Neste relato de Caio Bonatto, Empreendedor Endeavor e cofundador da Tecverde, ele mostra que é preciso curtir a jornada e não apenas se preocupar com o fim dela. Leia a jornada completa aqui.

Reunimos também algumas práticas e ferramentas úteis, ainda segundo o site, que ouviu diversos empreendedores de sucesso:

A meditação é uma forma de musculação para lidar com seus sabotadores. Uma rotina diária de meditação nos ajuda a exercitar o lado criativo, otimista e curioso da mente, nos guiando para a solução, compaixão e colaboração.

Felicidade é um estado interno de serenidade, não uma circunstância. Se você puder ajudar seu time a alcançar essa plenitude, por consequência, ele será mais produtivo, colaborativo e orientado à solução.

Equilíbrio é o exercício de extrairmos a felicidade de cada hora do nosso dia. O empreendedor pode gastar 14 horas do dia com seu negócio, mas estando presente mental e emocionalmente. Assim, desenvolve um olhar apreciativo.

Formar novos líderes ajuda o empreendedor a descentralizar. Novos líderes desafogam a operação, desenvolvem uma cultura de cabeça de dono e também agregam novos pontos de vista para a tomada de decisão.

Rotina matinal gere a energia exigida durante o dia. Meditação, visualização positiva do futuro, exercícios ou escrita livre são algumas das ferramentas que te preparam para o dia e as reuniões.

O líder se desenvolve quando abre espaço para feedbacks de toda empresa. Cada pessoa do seu time tem um gestor, mas quem te ajuda a se desenvolver? Use o feedback 360 como ferramenta para autodesenvolvimento.

A jornada de crescimento não precisa ser solitária se você tem mentores. Encontre alguém neutro e disposto a te ajudar. Marque encontros regulares, conheça seus benchmarks, compartilhe seus desafios e esteja aberto também para ouvir.

Envolva seus sócios e seu time em programas de autodesenvolvimento. Crescer é um processo coletivo. Abra espaço à vulnerabilidade e adquira uma postura de constante evolução, para que seu time reconheça seu esforço em crescer.

Cuide-se e faça tudo com planejamento! Você e sua equipe merecem o melhor!