Use o marketing digital para impulsionar suas vendas

O chamado marketing digital foi chegando aos poucos. No começo, apenas alguns negócios investiam em campanhas de redes sociais e a maioria nem entendia o que marketing digital significava. Hoje, qualquer empresa, seja ela pequena ou grande, está presente na internet. “Curte a nossa loja no Facebook!” é frase comum do lojista ao se despedir do cliente na loja. E os especialistas apontam que o meio de divulgação de marcas que mais tem crescido é a publicidade nas redes sociais.

Se bem feita (e bem planejada), as campanhas de Facebook podem trazer excelentes resultados para a empresa. Antes de começar uma campanha (tanto online quanto física), a dica da Ariane Feijó, especialista em Inbound Marketing e proprietária da empresa Optimifica, é o planejamento. “Para vender mais em campanhas é preciso primeiro entender o que vale mais para o cliente. Será que é valor, será que é um brinde? O que faz sentido para esse cliente? Não precisa copiar a estratégia do vizinho, isso não é legal. Quanto mais criativo formos para chamar a atenção do cliente, melhor”, diz ela.

Essa criatividade tem muito espaço para ser colocada em prática quando o ambiente são as redes sociais. As campanha de Facebook exigem investimento muito baixo (se comparado às mídias tradicionais) e ajudam a marca e os produtos a serem disseminados mais rapidamente. Além disso, com o patrocínio nos posts de Facebook é possível direcionar os anúncios para públicos bem específicos, por exemplo: uma loja que quer divulgar roupas de bebês pode direcionar esses posts apenas para mulheres interessadas em conteúdos e páginas relacionadas à maternidade e crianças, ou uma loja de instrumentos musicais que pode divulgar seus produtos apenas para pessoas que curtam páginas relacionadas à música. Dessa forma, o orçamento investido é otimizado, pois chega em quem realmente pode querer comprar o que você oferece.

Há muitas agências que são especializadas em criar conteúdo para lojas e ajudá-las a receber mais contatos de clientes, pedidos de orçamentos e até vender diretamente por causa das redes sociais. Se for possível, invista em uma delas para profissionalizar a gestão das suas páginas.

Uma outra dica é ser o mais natural possível na aproximação com o cliente na internet: não use “pop ups”, spams, campanhas apelativas, imagens cheias de texto: não torne a sua marca inconveniente. Lembre-se: nas redes sociais, basta um “unfollow” (deixar de seguir) para que o provável cliente nunca mais veja nenhuma publicação da sua marca.

Se estiver com um canal de comunicação online aberto, lembre-se de atualizá-lo! De nada adianta ter uma página de Facebook (Instagram, blog, etc) se você não irá postar (mais de dois posts por dia também não são recomendados). Além disso, responda aos comentários e às mensagens o quanto antes. O cliente, na internet, precisa de respostas rápidas.

Você pode (e deve) ficar de olho no que o concorrente está postando, mas como disse Ariane, não para copiar suas ideias, obviamente – e sim para ficar conectado com o que está acontecendo no mercado.

O marketing digital é um conceito que não pode mais ser ignorado, pelo menos não por quem pretende se manter crescendo. Já postamos aqui no blog sobre uma pesquisa do SPC que concluiu que a metade dos consumidores busca informações online antes de comprar nas lojas. Leia aqui ou seja, atualmente, seu site e redes sociais são as suas vitrines. Trate-os com o mesmo carinho e atenção, portanto, que você trata e prepara as vitrines da sua loja física.

Publicado por

marketingcdl

A CDL Caxias é a maior entidade do movimento lojista do Rio Grande do Sul e a está entre as maiores do Brasil em número de associados. É afiliada à CNDL – Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas que congrega 1600 CDL´s e 600 associações comerciais, reunindo 2.200 mil entidades no Brasil e 800 mil pontos de vendas e à FCDL – Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul que reúne 152 CDL´s, 20 associações comerciais e 40 mil pontos de vendas no Estado. O trabalho sério desenvolvido pelos 30 presidentes que já atuaram na entidade ao longo destes 50 anos, diretores e profissionais que participaram da CDL Caxias é respaldado pelas muitas conquistas que a entidade obteve. Uma das mais importantes veio no ano final de 2005, quando a entidade, entre todas as CDLs do país, ganhou o 1º lugar na Categoria Serviços aos Associados na 46ª Convenção Nacional do Comércio Lojista, realizada em Maceió, Alagoas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s