Use o marketing digital para impulsionar suas vendas

O chamado marketing digital foi chegando aos poucos. No começo, apenas alguns negócios investiam em campanhas de redes sociais e a maioria nem entendia o que marketing digital significava. Hoje, qualquer empresa, seja ela pequena ou grande, está presente na internet. “Curte a nossa loja no Facebook!” é frase comum do lojista ao se despedir do cliente na loja. E os especialistas apontam que o meio de divulgação de marcas que mais tem crescido é a publicidade nas redes sociais.

Se bem feita (e bem planejada), as campanhas de Facebook podem trazer excelentes resultados para a empresa. Antes de começar uma campanha (tanto online quanto física), a dica da Ariane Feijó, especialista em Inbound Marketing e proprietária da empresa Optimifica, é o planejamento. “Para vender mais em campanhas é preciso primeiro entender o que vale mais para o cliente. Será que é valor, será que é um brinde? O que faz sentido para esse cliente? Não precisa copiar a estratégia do vizinho, isso não é legal. Quanto mais criativo formos para chamar a atenção do cliente, melhor”, diz ela.

Essa criatividade tem muito espaço para ser colocada em prática quando o ambiente são as redes sociais. As campanha de Facebook exigem investimento muito baixo (se comparado às mídias tradicionais) e ajudam a marca e os produtos a serem disseminados mais rapidamente. Além disso, com o patrocínio nos posts de Facebook é possível direcionar os anúncios para públicos bem específicos, por exemplo: uma loja que quer divulgar roupas de bebês pode direcionar esses posts apenas para mulheres interessadas em conteúdos e páginas relacionadas à maternidade e crianças, ou uma loja de instrumentos musicais que pode divulgar seus produtos apenas para pessoas que curtam páginas relacionadas à música. Dessa forma, o orçamento investido é otimizado, pois chega em quem realmente pode querer comprar o que você oferece.

Há muitas agências que são especializadas em criar conteúdo para lojas e ajudá-las a receber mais contatos de clientes, pedidos de orçamentos e até vender diretamente por causa das redes sociais. Se for possível, invista em uma delas para profissionalizar a gestão das suas páginas.

Uma outra dica é ser o mais natural possível na aproximação com o cliente na internet: não use “pop ups”, spams, campanhas apelativas, imagens cheias de texto: não torne a sua marca inconveniente. Lembre-se: nas redes sociais, basta um “unfollow” (deixar de seguir) para que o provável cliente nunca mais veja nenhuma publicação da sua marca.

Se estiver com um canal de comunicação online aberto, lembre-se de atualizá-lo! De nada adianta ter uma página de Facebook (Instagram, blog, etc) se você não irá postar (mais de dois posts por dia também não são recomendados). Além disso, responda aos comentários e às mensagens o quanto antes. O cliente, na internet, precisa de respostas rápidas.

Você pode (e deve) ficar de olho no que o concorrente está postando, mas como disse Ariane, não para copiar suas ideias, obviamente – e sim para ficar conectado com o que está acontecendo no mercado.

O marketing digital é um conceito que não pode mais ser ignorado, pelo menos não por quem pretende se manter crescendo. Já postamos aqui no blog sobre uma pesquisa do SPC que concluiu que a metade dos consumidores busca informações online antes de comprar nas lojas. Leia aqui ou seja, atualmente, seu site e redes sociais são as suas vitrines. Trate-os com o mesmo carinho e atenção, portanto, que você trata e prepara as vitrines da sua loja física.

Publicado por

marketingcdl

A CDL Caxias é a maior entidade do movimento lojista do Rio Grande do Sul e a está entre as maiores do Brasil em número de associados. É afiliada à CNDL – Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas que congrega 1600 CDL´s e 600 associações comerciais, reunindo 2.200 mil entidades no Brasil e 800 mil pontos de vendas e à FCDL – Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul que reúne 152 CDL´s, 20 associações comerciais e 40 mil pontos de vendas no Estado. O trabalho sério desenvolvido pelos 30 presidentes que já atuaram na entidade ao longo destes 50 anos, diretores e profissionais que participaram da CDL Caxias é respaldado pelas muitas conquistas que a entidade obteve. Uma das mais importantes veio no ano final de 2005, quando a entidade, entre todas as CDLs do país, ganhou o 1º lugar na Categoria Serviços aos Associados na 46ª Convenção Nacional do Comércio Lojista, realizada em Maceió, Alagoas.

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