Pare. Escute. Aja. O que fazer com o que o seu cliente diz

Vivemos escrevendo por aqui que o empreendedor deve ouvir o cliente, estar aberto às críticas e elogios, manter a comunicação com seu público através de diversos canais.

Você talvez já faça tudo isso. Ótimo! Só não se esqueça de fazer algo com essas informações. Afinal, apenas ouvi-las não é suficiente para melhorar o seu negócio. E esse deve ser sempre o seu objetivo, certo?

É importante manter a comunicação ativa. Se você disponibilizou um WhatsApp, Facebook e Instagram para que as pessoas enviem mensagens à sua loja, sempre responda aos seus questionamentos. Se tem uma caixa para sugestões na loja e a pessoa que deixou o comentário escreveu seu email, lembre de responder e agradecê-la. O primeiro passo é esse: dê retorno aos comentários (sejam eles negativos ou positivos).

Depois, analise o que está sendo dito. São elogios? Faça questão de repassá-los à equipe toda! Isso dará a eles ainda mais motivação. Principalmente se o elogio for feito a um colaborador: faça questão de reconhecê-lo.

Para as críticas, tome um pouco mais de cuidado na hora de expô-las à equipe. Analise cada questão e, dependendo do caso, chame apenas os envolvidos para entender o que possa ter acontecido (e evitar que aconteça de novo).

E, para as sugestões, tenha em mente que nem todas poderão ser atendidas, óbvio, mas analise bem a viabilidade, o retorno, se a sugestão realmente combina com o seu negócio e o plano que você tem para ele.

Você pode se surpreender se manter esses canais de comunicação abertos. Muitas ideias boas (e melhorias) podem surgir a partir disso. Boa sorte! E boas vendas!