Pare. Escute. Aja. O que fazer com o que o seu cliente diz

Vivemos escrevendo por aqui que o empreendedor deve ouvir o cliente, estar aberto às críticas e elogios, manter a comunicação com seu público através de diversos canais.

Você talvez já faça tudo isso. Ótimo! Só não se esqueça de fazer algo com essas informações. Afinal, apenas ouvi-las não é suficiente para melhorar o seu negócio. E esse deve ser sempre o seu objetivo, certo?

É importante manter a comunicação ativa. Se você disponibilizou um WhatsApp, Facebook e Instagram para que as pessoas enviem mensagens à sua loja, sempre responda aos seus questionamentos. Se tem uma caixa para sugestões na loja e a pessoa que deixou o comentário escreveu seu email, lembre de responder e agradecê-la. O primeiro passo é esse: dê retorno aos comentários (sejam eles negativos ou positivos).

Depois, analise o que está sendo dito. São elogios? Faça questão de repassá-los à equipe toda! Isso dará a eles ainda mais motivação. Principalmente se o elogio for feito a um colaborador: faça questão de reconhecê-lo.

Para as críticas, tome um pouco mais de cuidado na hora de expô-las à equipe. Analise cada questão e, dependendo do caso, chame apenas os envolvidos para entender o que possa ter acontecido (e evitar que aconteça de novo).

E, para as sugestões, tenha em mente que nem todas poderão ser atendidas, óbvio, mas analise bem a viabilidade, o retorno, se a sugestão realmente combina com o seu negócio e o plano que você tem para ele.

Você pode se surpreender se manter esses canais de comunicação abertos. Muitas ideias boas (e melhorias) podem surgir a partir disso. Boa sorte! E boas vendas!

Publicado por

marketingcdl

A CDL Caxias é a maior entidade do movimento lojista do Rio Grande do Sul e a está entre as maiores do Brasil em número de associados. É afiliada à CNDL – Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas que congrega 1600 CDL´s e 600 associações comerciais, reunindo 2.200 mil entidades no Brasil e 800 mil pontos de vendas e à FCDL – Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul que reúne 152 CDL´s, 20 associações comerciais e 40 mil pontos de vendas no Estado. O trabalho sério desenvolvido pelos 30 presidentes que já atuaram na entidade ao longo destes 50 anos, diretores e profissionais que participaram da CDL Caxias é respaldado pelas muitas conquistas que a entidade obteve. Uma das mais importantes veio no ano final de 2005, quando a entidade, entre todas as CDLs do país, ganhou o 1º lugar na Categoria Serviços aos Associados na 46ª Convenção Nacional do Comércio Lojista, realizada em Maceió, Alagoas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s