Pequenas e médias empresas: apostem também no marketing digital!

Não é preciso ser grande para ter presença virtual! Qualquer que seja o tamanho do seu empreendimento, é extremamente importante, no mercado atual, que ele esteja presente (e ativo) nas redes sociais.

Segundo um artigo da da Inova.jor.br, uma pesquisa de 2016, Brazil Small & Medium Business: ICT & Cloud Services Tracker Overview, 59% das pequenas empresas brasileiras já utilizavam naquele ano aplicações para a gestão de redes sociais e marketing digital. Entre as empresas de porte médio, o número subia para 71%.
No ano seguinte, a pesquisa Content Trends 2017, da Rock Content, apontou que 71% das empresas adotam a estratégia de marketing de conteúdo, e entre as que não utilizam, 68,9% pretendiam adotar a prática.
Os números não param de crescer e é possível dizer que se uma marca não está no Facebook e Instagram é quase como se ela não existisse. Para investir em marketing digital, existem agências especializadas para isso. Muitas empresas, por questões de orçamento, realizam internamente este serviço, o que também é possível, mas requer um pouco mais de esforço, estudo e pesquisa.
Neste mês de março falamos muito por aqui sobre marketing digital. Lembrando que para fazê-lo com qualidade são necessárias algumas coisas. Entre elas, um planejamento estratégico, atenção à qualidade de fotos e textos, presença e rapidez (não basta apenas abrir canais de comunicação, é preciso estar ativo neles e responder às solicitações), além de análise de resultados (ver o que funcionou bem, o que não teve tantas curtidas, etc).

Outro aspecto que não deve ser negligenciado é o direcionamento de público, que deve ser assertivo. Para isso, é preciso conhecê-lo e saber quais são seus interesses.

Para quem perdeu, o link com dicas de o que NÃO fazer no Facebook empresarial é este

Já o texto com dicas para usar o Instagram como aliado da sua empresa é este.

Lembrando mais uma vez que não se pode pensar em marketing digital sem pensar em conteúdo! Não adianta ter uma fanpage no Facebook e apenas bombardear os seguidores com postagens comerciais. É preciso oferecer algo mais a ele.

E a gente já explicou como fazer isso nesse artigo sobre marketing digital para aumentar as vendas focando no conteúdo. Leia de novo aqui.