5 erros que comprometem o fluxo de caixa

E, consequentemente, comprometem o bom andamento da sua empresa:

1) Desorganização

O recomendado é ter um fluxo de caixa organizado em um sistema de gestão financeira, mas muitas empresas possuem bons fluxos de caixa em planilhas de Excel (tenha a certeza de que este arquivo está na nuvem ou em plataformas como o Google Drive, e não apenas salvas em um arquivo de um computador). A organização do fluxo é que vai te ajudar a acompanhar o que entra e sai da empresa, além de te fazer poder planejar próximos passos. Não tenha preguiça nem descuido nessa parte, que é vital para a sua empresa!

2) Desatualização

Além de organizado, o fluxo precisa estar atualizado! Reserve um tempo todos os dias para ele. Não deixe que os dias passem (e os pagamentos saiam/entrem, sem que você o atualize). É fácil perder o controle do fluxo, mas estando de olho nele diariamente faz com que este controle fique muito mais tranquilo e as surpresas sejam evitadas.

3) Falta de registro das contas a pagar e as contas a receber

É preciso registrar no fluxo todas as despesas mensais (aluguel, contabilidade, água, luz, internet, etc) do mês atual e já a dos próximos meses, desta forma, você terá o saldo atual consolidado do seu caixa, já considerando as contas que terá de pagar. O mesmo deve ser feito se você receberá parcelamentos: já anote todas as parcelas que vão entrar. Não esqueça de registrar nada.

4) Falta de padrão no sistema para cobrança

Digamos que você trabalha com serviços e mensalidades. Alguns clientes lhe pagam por boleto, outros por depósito, outros em dinheiro. O recomendado é que você padronize o sistema de cobranças e, se possível, receba todos os pagamentos da mesma forma (fica muito mais fácil de controlar o fluxo e a inadimplência assim). A definição ajuda a padronizar e a padronização ajuda a organizar! Dica: emitir boletos e enviar notas fiscais é um serviço que pode ser automatizado na empresa. Através de softwares, existe a garantia de que a documentação será enviada e o tempo do administrador é poupado.

5) Não dar atenção à inadimplência

Infelizmente, muitas empresas encerram seus negócios devido às dívidas — causadas, em grande parte, pela falta de pagamento dos clientes. Não deixe que a inadimplência saia do controle. E não tenha medo de cobrar (receber por um serviço prestado é um direito, mas muitos empreendedores ainda têm problemas na hora de cobrar aqueles que não pagam. Cobre sem medo). Dica: A CDL possui serviços que auxiliam no controle de inadimplência, como o SPC Brasil. O associado à CDL Caxias tem à disposição o mais completo banco de dados (pessoa física e pessoa jurídica) do Brasil e a maior rede de recuperação de crédito, com preço atrativo e com o pacote de consultas personalizado para a sua necessidade. Entre os serviços oferecidos está o de Cobrança e Recuperação, que auxiliam na recuperação de dívidas com maior rapidez e com menor custo, e o melhor: sem custo adicional para o associado, temos uma equipe completa que “cobra” e negocia pela sua empresa!

Nos contate em: cdlcaxias@cdlcaxias.com.br ou clique aqui