Ticket médio: como calcular e utilizar para aumentar as vendas?

3 minutos para ler

O ticket médio, a média de quanto os seus clientes gastam na sua empresa, é uma das métricas mais fáceis de calcular e mais importantes para os negócios. A informação ajuda a definir a linha de produtos, a abordagem e organização de loja e o planejamento das empresas. Quanto maior a frequência desse cálculo, mais rápida é a sua resposta em estratégias para impulsionar as vendas.

A fórmula é simples: o faturamento bruto dividido pelo volume de vendas ou o total de vendas em R$ dividido número de clientes, em um determinado período. Fácil, não é mesmo? O seu ticket médio aumenta quando seus clientes passam a comprar mais. Entenda como usar os resultados desse cálculo simples para concretizar o aumento de vendas.

MIX DE PRODUTOS

Quanto maior a variedade de produtos/serviços no mesmo lugar, maiores as chances de o consumidor comprar mais. E isso não significa fugir do seu ramo de negócio. A receita é pensar no que o seu cliente precisa, além do que você oferece, mas que tem tudo a ver com o seu produto e com o momento daquela compra. Por exemplo: se você tem uma lavagem de veículos, pode pensar em oferecer polimento, higienização de bancos, e uma série de serviços afins. E até produtos: ao entregar um carro recém-lavado, há grandes chances de você conseguir vender um aromatizador, um acessório, palhetas novas… O aumento do ticket médio pode estar no detalhe.

ORGANIZAÇÃO DA OFERTA

Muitos produtos e serviços não têm saída pelo simples fato de que não são oferecidos ou ficam escondidos no ponto de venda. Para comprar, o cliente precisa ver e saber o que você oferece. Saiba quais são os seus produtos campeões de vendas e pense quais outros itens do seu mix podem ser levados na mesma compra.