Equipe + feliz = equipe + produtiva

Saiba como motivar os seus funcionários!

Comemore as conquistas da empresa com os funcionários. Ganhou um prêmio, a carteira de clientes aumentou, o mês fechou no azul? Divida as vitórias com todos os que fizeram parte disso.

Respeite os funcionários e, mais do que isso, dê atenção a eles. Escute as suas sugestões e reclamações.

Faça com que eles se sintam parte importantes da empresa. Deu a ele uma tarefa? Deixe claro que está confiando nele para desempenhar essa função e que ela é crucial para o andamento da empresa. Dê espaço e condição para que ele domine a área que ele atua.

Elogie! (Dica simples, mas sempre necessária). Não seja aquele chefe que apenas critica quando algo sai errado. Saiba dar um reforço positivo.

“Por favor”, “obrigado”, essas pequenas gentilezas, e, é claro, a empatia (coloque-se no lugar dele) são importantes para melhorar o bom clima da empresa.

Incentive-os a serem cada vez melhores em suas áreas! Recompense-os, quando possível, por isso. E saiba quais são as metas de cada um deles.

Trate todos da mesma forma – ninguém gosta de se sentir excluído e com menos benefícios.

Proporcione momentos de descanso e lazer. Quem sabe um jantar da firma? Uma dinâmica para enturmar novos colegas? É preciso ter alguns momentos de descontração e entrosamento.

Incentive a sua equipe a se preocupar com a saúde. Funcionários saudáveis (além do óbvio, trabalham melhor) são bem mais felizes. Já que eles passam bastante tempo na empresa, aproveite para usar um pouco desse tempo para incentivá-los a cuidar da saúde e fazer as revisões no médico anualmente. Use o Outubro Rosa, por exemplo, mês de conscientização do câncer de mama, para ressaltar a importância do autoexame e dos cuidados com a saúde da mulher.

Tem mais alguma dica para motivar os funcionários e ter equipes mais felizes e produtivas? Escreva aqui!