Os 5 NÃOS na hora de controlar as finanças

3 minutos para ler
  1. NÃO misture

A sua conta pessoa física do banco é uma coisa, a pessoa jurídica é outra. O mesmo deve acontecer com as suas contas a pagar. Não misture seus gastos pessoais com os gastos da empresa. Mantenha isso bem separado e organizado. Organização, aliás, é o que nos leva ao próximo tópico…

1. NÃO bagunce

Ser organizado é essencial para manter as finanças longe de problemas. Existem pessoas que não são naturalmente organizadas (em suas vidas pessoais), mas na empresa, conseguem se organizar bem, pois sabem que a bagunça é inimiga do controle das finanças. É falta de profissionalismo esquecer de efetuar um pagamento por culpa da desorganização, por exemplo. Utilize ferramentas (agenda, planilha, celular, calendário, fluxo de caixa bem atualizado) para te ajudar a não perder o controle do financeiro da empresa, por menor que o seu negócio possa ser.

1. NÃO gaste mais do que recebe

Dica óbvia, mas que não é seguida por muita gente (basta observar os dados do SPC). Você não pode fazer compras para a sua empresa se não tiver em seu caixa o suficiente para isso (é a mesma teoria de que você não pode gastar mais do que o seu salário). Na empresa, é preciso ter um caixa realístico. O que você espera receber esse mês não será, necessariamente, o que você vai receber, por causa da possível inadimplência de alguns clientes. Então é uma má ideia fazer compras e adquirir dívidas baseado no que pode não entrar. Fique atento! Segure os gastos!

1. NÃO esqueça de planejar

Você precisa saber quantos clientes vão te pagar esse mês (e nos próximos), quanto você vai gastar com contas básicas, com seus funcionários, etc. Tudo precisa ser planejado. Surpresas no fluxo de caixa (a não ser que para mais) nunca são legais!