3 erros comuns que atrapalham a prospecção e a captação de clientes

Há trabalhos que dependem somente de quem os realiza. Há cargos que precisam da colaboração de outros setores para exercerem suas funções. E ainda há aquelas profissões que dependem quase que totalmente do cliente. Profissionais que lidam com pessoas em seu dia a dia, normalmente, passam por isso.

Um bom exemplo desta última categoria se encontra no setor de vendas. É impossível vender se não há quem compre. Antes disso: é impossível tentar oferecer seu produto ou serviço se não há sequer quem se interesse por ele. Atrair clientes para os seus negócios, portanto, é uma tarefa – ou melhor, uma tentativa, ao menos – constante dos profissionais de vendas.

Por que “tentativa, ao menos”? Porque muitos não conseguem, ou atraem 1% do que gostariam – e do que precisam – para o sucesso do negócio. Entre tantos porquês, vamos a mais um: por que isso acontece? Por motivos também chamados de erros comuns que atrapalham a prospecção e a captação de clientes. Descubra quais são esses erros para não cometê-los!

Acreditar que já tem clientes o suficiente e não prospectar

Antigamente, havia muitos. Hoje, sorte do empreendedor que conseguir um. Estamos falando do freguês, aquele cliente fiel, que volta sempre para comer no mesmo restaurante e, quando precisa de alguma coisa, procura sempre na mesma loja. Eles não existem mais. O cliente vai onde ele encontra o melhor produto, pelo melhor preço e onde ele se sente à vontade. Se este não for o seu negócio, sinto muito. Por isso, pensar que já tem clientes o suficiente e que eles são fiéis ao seu negócio pode ser um erro. O seu freguês de hoje pode se tornar cliente do concorrente amanhã. Esteja sempre prospectando, buscando e captando novos clientes. Trate o cliente como freguês, mas tenha em mente que ele não é.

Não ter a persona do seu negócio definida

A persona de um negócio é a representação fictícia do seu cliente ideal. Se você ainda não tem uma, é bem provável que não esteja conseguindo prospectar e captar clientes. Afinal, como? Fica difícil conquistar alguém se você não sabe do que essa pessoa gosta. A criação da persona é um passo fundamental para enviar a mensagem certa para a pessoa certa e, assim, obter resultados de sucesso.

Não ter profissionais criativos e curiosos

Há muitas pessoas procurando diferentes produtos e serviços, mas todas elas possuem uma vontade em comum (que, por vezes, nem elas sabem que têm): encontrar algo inesperado, inovador, diferente e único. Em suma, algo novo. Como vender novidades se seus profissionais de vendas estão estagnados no mesmo modo “quadrado” de trabalhar? Ousar é bom, e é preciso!

Inúmeros errinhos e deslizes na hora de prospectar clientes poderiam ser enumerados, além destes três principais. Contudo, além de saber o que é preciso evitar, também é necessário saber o que fazer para que as pessoas se interessem pelo seu negócio. Coloque-se no lugar do cliente, esteja sempre questionando, crescendo e evoluindo. O pior erro que se pode cometer – não somente na hora de prospectar e captar, mas em todos os momentos – é parar no tempo.

Deixe uma resposta