Como promover um negócio local e atrair clientes pela internet

3 minutos para ler

O e-commerce (vendas pela internet) está cada vez mais difundido no mercado. É ousado, porém válido dizer que ele já é indispensável para novos negócios. Quer provas?

– 47% dos internautas só compram em loja física após pesquisarem na internet;

– 51% dos internautas fizeram compras por aplicativos no último ano;

– 89% dos internautas fizeram compras online no último ano;

– 43% dos consumidores online estão usando mais a internet para fazer compras do que há um ano.

Estas são informações obtidas por meio de pesquisas feitas pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) em 2017 e 2018, com consumidores de ambos os gêneros, todas as classes sociais, capitais e acima de 18 anos que fizeram alguma compra online.

Portanto, se a sua ideia é abrir um negócio local, já sabe que o e-commerce não vai poder ser deixado de lado. Um grande aliado pode ser o Google My Business, ou, traduzindo, Google Meu Negócio. Sabe o que é e como usar?

O que é o Google My Business

Esta plataforma, disponibilizada pelo Google para negócios com presença na Internet e colocada à disposição dos comércios locais, une as funcionalidades do Google+ e do Google Places. Com esta ferramenta, o seu negócio local vai estar presente – gratuitamente – nas pesquisas realizadas no buscador do Google e do Maps, permitindo a relação direta com os seus clientes.

Como usar o Google My Business

Basta se inscrever na plataforma e, se ainda não tiver, criar uma conta de Gmail. Após, é só preencher os dados solicitados sobre o seu negócio (quanto mais completo, melhor para os seus clientes e para você). Depois de todo o processo realizado, é hora de explorar as ferramentas que a plataforma oferece em seu benefício. No Google+, é possível publicar promoções, eventos e novidades. Uma das opções mais importantes são as opiniões das pessoas sobre o seu negócio, isto porque, graças a elas, você terá acesso ao que os outros pensam sobre o seu empreendimento, além de responder às dúvidas e interagir com eles.

Ainda tem dúvidas se deve promover seu negócio local? Pois saiba que facilitar às pessoas acharem seu empreendimento na internet pode atrair não somente novos clientes, mas também novos funcionários e, junto com eles, a opção de crescer e evoluir no mercado.

De acordo com uma pesquisa feita pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) com base no Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), pequenos negócios geram mais emprego do que grandes empresas.

Em suma, para promover o seu negócio:

– Utilize o marketing local, promovendo o seu empreendimento a partir de estratégias focadas na segmentação geográfica;

– Comece priorizando iniciativas para atrair as pessoas que morem e trabalhem perto do seu negócio.;

– Torne a abordagem mais focada, adquirindo mais chances de trazer resultados;

– Use e abuse das ferramentas online que estão ao seu dispor gratuitamente, afinal, é na internet que as pessoas estão e é onde, consequentemente, elas vão te encontrar;

– Cresça e conquiste seu espaço no mercado!

Você também pode gostar