5 problemas causados pela inadimplência nas PMEs

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Nos dias atuais, para se dar bem frente à concorrência e alcançar estabilidade no mercado de serviços, os gestores precisam estar a todo momento buscando novas estratégias e ferramentas para executar uma boa gestão do seu negócio. A esse respeito, até mesmo os empreendedores mais experientes enfrentam situações que podem tornar a administração da empresa uma tarefa desafiadora.

Dessa forma, é fundamental que os gestores entendam a fundo os fatores que representam pontos negativos para sua instituição. Um deles que podemos citar é a inadimplência. Ela infelizmente é uma realidade a qual os empresários são obrigados a conviver. Mesmo sendo bastante prejudicial à saúde financeira de um negócio, muitos líderes não conhecem ou negligenciam suas consequências, o que pode ser determinante para a estagnação da sua marca.

Para que você fique mais por dentro desse assunto, preparamos este artigo dispondo dos 5 principais problemas ocasionados pela inadimplência nas Pequenas e Médias Empresas (PMEs). Continue a leitura e saiba mais!

O que é inadimplência?

A princípio, é válido ressaltar o que consiste o termo inadimplência. Essa expressão é usada para relatar a falta de pagamento ocasionada por uma compra de produto ou serviço. Nesse sentido, é necessário frisar que essa ação nem sempre ocorre por livre e espontânea vontade do cliente. Muitas vezes, a inadimplência ocorre por um fator alheio à vontade do consumidor.

Uma das possíveis situações é, por exemplo, um indivíduo ter uma quantia em dinheiro antes de efetuar a compra, mas por algum problema ele perde o valor que o faz horar o compromisso, o que gera a inadimplência. Outro fator pode ser a falta de informação sobre os custos de uma determinada mercadoria ou oferta de serviço que acaba surpreendendo o comprador que não possui o valor completo da compra. Entretanto, há também aqueles que solicitam os serviços de uma empresa tendo a consciência de que não possuem condições para quitar o pagamento.

Mesmo assim, independentemente de qual seja o motivo destacado pelo cliente inadimplente, a empresa tem o direito e necessita receber o valor da dívida. Isso porque todo os gastos com o processo de preparação e venda do produto já ocorreram e normalmente já foram pagos pela empresa. Dessa forma, caso a dívida não seja quitada, o negócio acaba ficando com uma lacuna em seu caixa, e em dimensões maiores pode até mesmo acabar com os recursos financeiros da corporação.

Quais são os principais problemas causados pela inadimplência nas PMEs?

Uma das estratégias para evitar esse tipo de situação e que pode ser estabelecida pelos gestores de um negócio é conhecer o perfil do seu cliente e identificar se ele é ou não um bom pagador. Essa é uma das medidas preventivas para que sua empresa possa minimizar os problemas que dificultam o desenvolvimento das suas atividades empresariais. Falando neles, confira agora os impactos negativos que podem ser submetidos ao seu negócio devido ao índice de inadimplência!

1. Compromete a saúde financeira

A primeira consequência direta do aumento do índice de inadimplência é o comprometimento da saúde financeira da empresa. Esse é um dos problemas mais significativos, pois em decorrência dele há o agravamento de outras demandas do negócio. Tudo tem início quando a empresa começa a deparar com um número considerável de contas em aberto pelos seus consumidores.

Caso ela não tenha uma estratégia para lidar com a situação, o setor de finanças começa a apresentar saldos negativos e consequentemente a corporação entra em crise financeira, o que acarreta a paralisação de investimentos e a estagnação do negócio.

2. Leva à falência empresarial

Caso a empresa não invista em planejamento e projetos para lidar com os clientes inadimplentes, o negócio pode começar a apresentar problemas nos demais setores que dependem do capital da organização devido ao saldo negativo. Como o setor financeiro representa a base de sustentação de um empreendimento, ao ser abalado a situação pode chegar ao ponto de os gestores terem que fechar as portas do estabelecimento.

3. Prejudica a fidelização de clientes

Outro problema que é ocasionado pela inadimplência é o comprometimento com a fidelização de clientes. Isso ocorre porque, quando o consumidor fica em situação de débito com uma instituição, naturalmente acaba ocorrendo uma situação desconfortável para ambas as partes. Caso a equipe de atendimento da empresa não saiba trabalhar a relação com o cliente, é possível que a fidelização desse consumidor seja comprometida.

Por isso, é fundamental que os colaboradores sejam treinados para lidar da melhor maneira com esse tipo de situação, pois assim é possível entrar em um acordo e ainda manter a relação próxima com o cliente.

4. Compromete os processos

Não é segredo que, se o setor de finanças vai mal, todos os processos do negócio serão comprometidos. A esse respeito, a inadimplência gera sérios problemas quanto ao capital da empresa, e isso dificulta o andamento de atividades de produção e desenvolvimento da corporação. Um dos processos que podemos citar como exemplo tem a ver com a relação entre a empresa e os fornecedores. Isso porque, com faltas no setor financeiro, não é possível pagar os fornecedores, o que pode acarretar endividamento e baixa no estoque da instituição.

5. Prejuízos financeiros pessoais

Por fim, outro problema que pode ser acarretado pela falta de pagamento dos clientes é o surgimento de prejuízos financeiros pessoais. Isso ocorre devido à conexão dos gestores ao estado de rendimento da empresa. Para os empresários que dependem exclusivamente dos recursos gerados por seu negócio, caso o índice de inadimplência chegue a níveis elevados que prejudiquem o faturamento mensal, certamente haverá problemas financeiros pessoais. E isso irá influenciar negativamente o rendimento dos trabalhos dentro da empresa.

Portanto, essas foram as principais informações acerca dos problemas que podem ser ocasionados pela inadimplência nas PMEs. Percebe-se que essa situação pode causar grandes problemas caso os líderes não tenham uma medida específica para tratar a falta de pagamento em seu negócio. Por isso, é sempre bom conhecer técnicas e procedimentos que devem ser adotados nesse tipo de situação para não ter o rendimento da empresa prejudicado.

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