Processo de cobrança: como fazer um plano de ação contra inadimplência?

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Investir em estratégias de vendas é de grande importância para captar novos clientes e dessa forma elevar o potencial de rendimento da empresa. No entanto, essa postura de desenvolvimento só terá resultado se os gestores conseguirem controlar todos os problemas que integram o setor financeiro. Um deles é o aumento da taxa de inadimplência.

Esse entrave é gerado devido ao grande número de consumidores que não arcam com suas responsabilidades de pagamento, o que em médias e grandes proporções pode prejudicar de forma significativa a saúde financeira do negócio. Por isso, para os gestores, além do investimento em estratégias de vendas e campanhas de atração de novos clientes, é de grande importância estruturar os seus processos de cobrança.

Caso você ainda não tenha noção sobre esse tema, preparamos este artigo contendo as principais dicas. Acompanhe!

Estabeleça a frequência de cobrança

Um dos fatores pode te ajudar dentro do plano de ação contra a inadimplência é estabelecer um sistema de cobrança frequente. A esse respeito, muitos dos casos desse problema podem ser resolvidos quando a equipe investe em um programa de comunicação com o consumidor inadimplente, dispondo de lembretes sobre o seu débito com a empresa, contribuindo para que haja um acordo e o quitamento da dívida.

Utilize todos os meios de cobrança disponíveis

Há várias formas de estabelecer a comunicação com o cliente. Tendo isso em mente, faça uso dos diversos meios para efetuar os avisos de pendências com a empresa. Você pode utilizar, por exemplo, carta, ligação, Whatsapp, SMS, e-mail etc. Assim, é possível assegurar que a mensagem chegue até o consumidor.

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Treine a equipe de cobrança

Os colaboradores que dialogam diretamente com os clientes devem ser devidamente treinados e capacitados para efetuar a tarefa de cobrança. Eles devem estar por dentro de determinados assuntos, como habilidades de persuasão e conhecimentos sobre o Código de Defesa do Consumidor (CDC), que permitirá evitar problemas com a justiça.

Isso porque o CDC proíbe que a ação de cobrança seja praticada em excesso ou com teor de ameaça. Tendo essa noção, os colaboradores serão capazes de realizar seu trabalho com o máximo de profissionalismo.

Saiba negociar

Os profissionais que terão a tarefa de lidar diretamente com os clientes que estão em inadimplência devem saber sobre as melhores estratégias de negociação. Na abordagem, por exemplo, deve haver técnicas e estratégias para tentar receber uma parcela da dívida logo na renegociação. Os colaboradores também devem saber todas as alternativas que podem ser usadas, bem como os descontos que podem ser oferecidos.

Ofereça alternativas

Uma medida que pode ajudar muito dentro dos processos de relacionamento com o consumidor é compreender a situação do cliente, pois boa parte deles tem a intenção de quitar suas dívidas, mas por algum motivo acabam se tornando inadimplentes. Dessa forma, juros altos e formas de parcelamento abusivas só prorrogam o pagamento. Por isso, ofereça alternativas viáveis e favoráveis para ambas as partes.

Essas foram as principais informações sobre como fazer um plano de ação contra inadimplência dentro do seu processo de cobrança. Vale ressaltar que muitas vezes é mais viável terceirizar essa atividade para uma empresa especialista, como uma CDL, para que você possa se preocupar apenas com os seus negócios e garantir que as ações tenham resultados imediatos.

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