Quais os sinais podem indicar um cliente inadimplente? Entenda!

3 minutos para ler

Uma das áreas da empresa que possui grande importância para a sustentabilidade do negócio é o setor financeiro. Isso porque nele estão todas as decisões de investimento e planos estratégicos que possibilitam que a organização mantenha constante o seu desenvolvimento e alcance bons resultados em vendas e direcionamento de recursos. Dessa forma, é necessário que os gestores saibam como estruturar bem suas atividades financeiras.

Há diversos problemas que, se não evitados, podem prejudicar bastante o empreendimento, como é o caso do cliente inadimplente. Esse perfil de consumidor tem potencial de impactar negativamente um negócio devido ao não comprometimento quanto à quitação de dívidas. Desse modo, uma das ações de controle desse problema que os empresários podem realizar é o estudo dos indicativos de um cliente inadimplente.

Caso você ainda não tenha noção sobre esse tema, preparamos este artigo contendo os principais sinais. Continue a leitura e fique por dentro de tudo!

Mudanças na forma de pagamento

A princípio, podemos afirmar que um dos principais sinais que atestam um possível cliente inadimplente é a ação de mudança na forma de pagamento. Os pagamentos parciais ocorridos de forma repentina podem significar a ocorrência de algum tipo de problema quanto à disponibilidade de recursos para a quitação da dívida. Por isso, os gestores devem estar atentos a essa situação e propor novos acordos de modo que favoreçam ambas as partes.

Contestação de transações antigas

Um outro sinal que identifica a inadimplência é a ocorrência de algum possível contratempo relacionado a vendas antigas. Podemos citar, por exemplo, um cliente que encontrou problemas súbitos quanto à qualidade dos produtos ou serviços prestados pela empresa ocorridos há algum tempo. Esse fator pode ser determinante para haver quaisquer disputas ou formas de protesto de pagamento, em que há negligência em quitar a dívida pelo fato de o serviço fornecido não corresponder ao esperado.

Incoerência no tamanho dos pedidos

Quando sua empresa fornece matéria-prima de produtos para outros negócios uma situação bem comum de inadimplência pode ser a contratação dos seus clientes de um grande volume de pedidos que não seja correspondente à capacidade de produção. Isso pode ocorrer devido à sazonalidade ou pela limitação da estrutura física. Dessa forma, ao solicitar um volume superior ao normal o cliente pode acabar não tendo a produtividade esperada e, consequentemente, a incapacidade de pagar as suas dívidas.

Histórico de compras

Por fim, nada mais adequado para saber se um cliente possui potencial de inadimplência que avaliando o seu histórico de compras. Isso porque, quando um consumidor tem um registro de pagamentos com atrasos ou a não quitação de dívidas a tendência de que ocorram novos débitos com a sua empresa é iminente. Por isso, os gestores devem sempre ficar atentos ao perfil de consumo no qual estão inseridos os seus principais clientes.

Portanto, esses foram os principais sinais indicadores de cliente inadimplente. Tendo a noção dos danos que esse tema pode trazer para seu negócio, é fundamental adotar medidas de estímulo para esses clientes, de modo que eles cumpram com as datas e evitem a inadimplência, pois assim é possível aumentar a saúde financeira do seu empreendimento.

Gostou do artigo e deseja fazer alguma ressalva sobre esse assunto? Então, deixe o seu comentário no post!

Você também pode gostar