3 dicas de como regularizar a inadimplência do cliente
Um dos principais objetivos dentro de uma gestão empresarial é obter o controle eficiente dos processos, garantindo a integração e harmonia dos vários departamentos internos com as metas e ideais da corporação. Além do mais, é de suma importância que os gestores assegurem a perfeita administração do setor de finanças, visto que essa é umas das principais áreas do negócio que garantem a sustentabilidade e desenvolvimento empresarial.
Por isso, os fatores que contribuem negativamente para seu progresso devem ser eliminados ou combatidos pelos líderes. A esse respeito, um dos problemas dentro desse contexto que podemos citar é a inadimplência de clientes. Isso porque, quando ela se faz presente com uma grande incidência, pode comprometer bastante a lucratividade e ascensão do negócio. Por isso, é fundamental traçar metas e projetos para regularizar a temática dentro da sua instituição.
Para ajudar nessa tarefa, preparamos este artigo contendo as principais informações. Continue a leitura e fique por dentro de tudo!
Como regularizar a inadimplência de clientes?
1. Renegociar prazos de pagamentos
A primeira dica que podemos citar sobre como regularizar a inadimplência de clientes em sua empresa é por meio da renegociação de prazos de pagamento. Sobre esse tópico, é possível destacar que, quando não há o pagamento da dívida, em muitos casos, o motivo se deve a um possível imprevisto na disponibilidade de capital do consumidor. Desse modo, realizar o reajuste de prazos de pagamento pode ser uma boa forma de restabelecer o relacionamento fiel com o cliente.
2. Oferecer descontos
Outra forma de solucionar a inadimplência em sua empresa é oferecendo descontos que sejam possíveis segundo a capacidade produtiva de seu negócio. Isso porque há também o grupo de clientes que acabam se encontrando em uma situação a qual não há a possibilidade de realizar o pagamento do valor inicial da dívida. Desse modo, talvez oferecer uma porcentagem de desconto seja a melhor opção para garantir o comprometimento do consumidor.
3. Oferecer diferentes alternativas de pagamentos
Com a mesma função e objetivo das estratégias de aumentar prazos de pagamento e viabilizar descontos na dívida, oferecer novas formas de pagamentos pode mudar o cenário de inadimplência dentro do seu negócio. Um simples parcelamento da dívida já é uma ótima opção para muitos consumidores que no momento atual não têm a capacidade de quitar o débito com a sua empresa.
Como evitar que a inadimplência aconteça?
Quando o assunto é a prevenção de altas taxas de inadimplência dentro da sua empresa, a primeira dica que podemos citar é conhecer mais de perto qual é o perfil de consumidor predominante em seu negócio. Para isso, uma das medidas mais eficazes é realizar um estudo do histórico de compra de um determinado cliente, de forma a averiguar se ele é um comprador que honra o compromisso de pagamento.
Outra medida válida é escolher bem o prazo de vencimento de uma compra, de forma a identificar o momento mais adequado para que o cliente efetue o pagamento. Somado a isso, você também pode utilizar os diversos meios de comunicação, como e-mails, chamadas telefônicas e mensagens via WhatsApp para lembrar o consumidor sobre a data de vencimento da conta e quais as condições de débitos. Essas ações podem fazer total diferença para minimizar os casos de inadimplência.
Portanto, essas foram as principais informações sobre como você pode regularizar a inadimplência de clientes em seu negócio. Percebe-se que, por mais que esse impasse seja comum entre as empresas, ao seguir algumas estratégias de venda e negociação é possível controlar esse problema.
Gostou do artigo? Então, assine a nossa newsletter e fique por dentro de todas as nossas atualizações sobre o mundo dos negócios!