3 dicas de como regularizar a inadimplência do cliente

4 minutos para ler

Um dos principais objetivos dentro de uma gestão empresarial é obter o controle eficiente dos processos, garantindo a integração e harmonia dos vários departamentos internos com as metas e ideais da corporação. Além do mais, é de suma importância que os gestores assegurem a perfeita administração do setor de finanças, visto que essa é umas das principais áreas do negócio que garantem a sustentabilidade e desenvolvimento empresarial.

Por isso, os fatores que contribuem negativamente para seu progresso devem ser eliminados ou combatidos pelos líderes. A esse respeito, um dos problemas dentro desse contexto que podemos citar é a inadimplência de clientes. Isso porque, quando ela se faz presente com uma grande incidência, pode comprometer bastante a lucratividade e ascensão do negócio. Por isso, é fundamental traçar metas e projetos para regularizar a temática dentro da sua instituição.

Para ajudar nessa tarefa, preparamos este artigo contendo as principais informações. Continue a leitura e fique por dentro de tudo!

Como regularizar a inadimplência de clientes?

1. Renegociar prazos de pagamentos

A primeira dica que podemos citar sobre como regularizar a inadimplência de clientes em sua empresa é por meio da renegociação de prazos de pagamento. Sobre esse tópico, é possível destacar que, quando não há o pagamento da dívida, em muitos casos, o motivo se deve a um possível imprevisto na disponibilidade de capital do consumidor. Desse modo, realizar o reajuste de prazos de pagamento pode ser uma boa forma de restabelecer o relacionamento fiel com o cliente.

2. Oferecer descontos

Outra forma de solucionar a inadimplência em sua empresa é oferecendo descontos que sejam possíveis segundo a capacidade produtiva de seu negócio. Isso porque há também o grupo de clientes que acabam se encontrando em uma situação a qual não há a possibilidade de realizar o pagamento do valor inicial da dívida. Desse modo, talvez oferecer uma porcentagem de desconto seja a melhor opção para garantir o comprometimento do consumidor.

3. Oferecer diferentes alternativas de pagamentos

Com a mesma função e objetivo das estratégias de aumentar prazos de pagamento e viabilizar descontos na dívida, oferecer novas formas de pagamentos pode mudar o cenário de inadimplência dentro do seu negócio. Um simples parcelamento da dívida já é uma ótima opção para muitos consumidores que no momento atual não têm a capacidade de quitar o débito com a sua empresa.

Como evitar que a inadimplência aconteça?

Quando o assunto é a prevenção de altas taxas de inadimplência dentro da sua empresa, a primeira dica que podemos citar é conhecer mais de perto qual é o perfil de consumidor predominante em seu negócio. Para isso, uma das medidas mais eficazes é realizar um estudo do histórico de compra de um determinado cliente, de forma a averiguar se ele é um comprador que honra o compromisso de pagamento.

Outra medida válida é escolher bem o prazo de vencimento de uma compra, de forma a identificar o momento mais adequado para que o cliente efetue o pagamento. Somado a isso, você também pode utilizar os diversos meios de comunicação, como e-mails, chamadas telefônicas e mensagens via WhatsApp para lembrar o consumidor sobre a data de vencimento da conta e quais as condições de débitos. Essas ações podem fazer total diferença para minimizar os casos de inadimplência.

Portanto, essas foram as principais informações sobre como você pode regularizar a inadimplência de clientes em seu negócio. Percebe-se que, por mais que esse impasse seja comum entre as empresas, ao seguir algumas estratégias de venda e negociação é possível controlar esse problema.

Gostou do artigo? Então, assine a nossa newsletter e fique por dentro de todas as nossas atualizações sobre o mundo dos negócios!

Você também pode gostar

8 thoughts on “3 dicas de como regularizar a inadimplência do cliente

  1. I’ve been exploring for a little for any high-quality articles or weblog posts on this sort
    of area . Exploring in Yahoo I finally stumbled upon this web site.

    Reading this information So i’m glad to express that I’ve an incredibly good uncanny feeling I came upon just what I needed.

    I such a lot certainly will make certain to do not fail to remember this website and provides it a glance regularly.

    Have a look at my homepage … judi online (Jorg)

  2. Definitely believe that which you stated. Your favorite justification appeared to be on the
    net the easiest thing to be aware of. I say to you, I definitely get
    annoyed while people consider worries that they just do
    not know about. You managed to hit the nail upon the top as well as defined
    out the whole thing without having side effect , people could take a signal.
    Will likely be back to get more. Thanks

Deixe um comentário