Serviço de Proteção ao Crédito: conheça as soluções e suas principais vantagens

6 minutos para ler

Buscar por estratégias para a redução da inadimplência é fundamental para que os resultados preestabelecidos em seu planejamento sejam alcançados com mais facilidade, além de garantir a saúde financeira da empresa como um todo.

Não preocupar-se com essa questão poderá prejudicar o controle do fluxo de caixa, deve gerar comprometimento no relacionamento com os clientes, além de existir os riscos de uma projeção errônea de faturamento. Nesse sentido, o Serviço de Proteção ao Crédito trará ganhos para o seu negócio, de modo que as metas preestabelecidas sejam alcançadas com maior êxito.

Pensando nisso, elaboramos este conteúdo para que você conheça as suas soluções, além de ficar por dentro das vantagens que ele oferece. Continue a leitura e saiba mais!

Banco de dados completos sobre inadimplência no Brasil

Uma forma de evitar a inadimplência em seu negócio é verificar qual é o histórico de seu cliente em relação às compras já feitas até então. Caso o nome daquela pessoa esteja negativo, é direito do empreendor não seguir em frente com as negociações, o que reforça a saúde do negócio.

Assim, as operações financeiras serão executadas com maior segurança, o que permite uma análise de riscos mais eficaz no caso de vendas a prazo —  contribuindo para o planejamento como um todo. Ou seja, você terá mais precisão no momento de projetar os ganhos e de analisar quais serão as futuras estratégias a serem adotadas.

Informações online 24h

Não se preocupe com a disponibilidade das informações do Serviço de Proteção ao Crédito. Elas estarão disponíveis por 24 horas, o que possibilita a consulta a qualquer momento. Além disso, deve-se destacar sobre a confiabilidade daqueles dados, fato esse que contribui para ser popular entre os empreendedores.

Por que é possível confiar no SPC? Simples: a base de monitoramento do Serviço é efetuada por meio do CPF do cliente e também pelo CNPJ do negócio, de forma prática e intuitiva. Por meio dessa consulta, você verificará quais são as pendências daquela pessoa, permitindo com que o foco do trabalho seja voltado para questões mais estratégicas da empresa.

Melhor compreensão dos riscos

Ao consultar o banco de dados do SPC com o objetivo de seguir com a negociação, naturalmente você terá uma melhor compreensão dos riscos. Além disso, deve-se relacionar essa questão com o fato de que o negócio terá um monitoramento de resultados mais preciso.

No momento de realizar uma projeção financeira, alguns passos devem ser seguidos. Entre eles, uma previsão de vendas e despesas mais acertada, além de manter sempre atualizada as informações do fluxo de caixa. Também é preciso verificar a velocidade do fluxo financeiro, bem como analisar o ponto de equilíbrio para a tomada de decisões.

Dessa forma, ao buscar por dados atualizados no Serviço de Proteção ao Crédito, o empreendedor terá a oportunidade de acompanhar de perto os índices de venda e também de inadimplência. Assim, existe a possibilidade de traçar estratégias mais agressivas caso haja uma necessidade de melhores resultados, envolvendo a equipe e estudando melhor o seu público e os seus objetivos.

Melhora do equilíbrio financeiro

Para alcançar o equilíbrio financeiro de seu negócio, algumas dicas devem ser consideradas. Entre elas, listar os custos recorrentes, acompanhar os valores mês a mês, fazer revisões constantes, além de considerar margens de segurança e sazonalidades. Deve-se destacar, ainda, sobre a importância de estabelecer metas financeiras, otimizar processos operacionais, além de manter uma reserva para giro.

Percebe-se, portanto, que todos os pontos mencionados podem ser identificados caso a empresa conte com o Serviço de Proteção ao Crédito como parceiro —  as receitas obtidas a partir das vendas, de fato, vão fazer parte do capital ao final do mês, uma vez que haverá um aumento da qualidade das informações sobre clientes e parceiros antes de fechar qualquer tipo de negócio.

Contribui também para o cliente

Negar o crédito ao cliente que está inadimplente em outros setores contribui para o controle de suas finanças. Assim, ele não fará mais dívidas, o que permite uma reorganização financeira antes de assumir outros tipos de compromisso.

Mas atenção: é preciso que o crédito seja negado de forma respeitosa. Para isso, a conversa precisa de profissionalismo, além de ser clara e direta. Existe a necessidade, ainda, de ter prudência nesse momento, explicando os motivos e apresentando empatia, de modo que contribua para um bom relacionamento a longo prazo.

Tente, ainda, passar por essa etapa de forma “motivada”. Ao apresentar a justificativa, ressaltar sobre o Serviço de Proteção ao Crédito e ser didático com o seu cliente, vai permitir com que não haja insistências, facilitando todo o processo.

Maior segurança na venda a prazo

A venda a prazo traz ganhos para o negócio. A partir dela, existe a possibilidade de atrair um número maior de clientes, de elevar as vendas e também de trazer maior competitividade ao mercado. No entanto, é preciso que seja implementada em sua empresa com segurança e que tenha o entendimento de como selecionar clientes, justamente para diminuir os riscos de inadimplência — o que traria os prejuízos já mencionados.

Sendo assim, a análise de crédito é o mais indicado para evitar problemas como esses, de modo que a sua empresa tenha a oportunidade de ampliar as modalidades de vendas e atrair um público maior para o negócio.

Outras vantagens do Serviço de Proteção ao Crédito

Além de todas as vantagens apresentadas, ressaltamos ainda:

  • proteção antifraudes para o negócio;
  • tempo reduzido entre o momento da venda e de concessão ao crédito;
  • riscos reduzidos para o caso de transações de crédito;
  • facilidade para a identificação do perfil do cliente, além de uma negociação com maior efetividade;
  • segurança, uma vez que a ferramenta é inovadora e traz dados confiáveis;
  • melhor gestão de sua carteira de clientes.

Neste conteúdo, você pôde entender um pouco mais sobre as vantagens de contar com o Serviço de Proteção ao Crédito como parceiro em sua empresa. Conforme abordado, é fundamental contar com soluções práticas e intuitivas, permitindo que a sua empresa preveja melhor os ganhos e ainda possa obter resultados de acordo com as metas preestabelecidas.

Quer saber mais sobre o tema? Nossa equipe de consultores é especialista em SPC, contribuindo para que desenhe o modelo de gestão de crédito que seja personalizado para a sua empresa. Entre em contato com a gente e saiba mais!

Você também pode gostar

Deixe um comentário