Qual a importância de uma boa análise de crédito para o negócio? Entenda!

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A inadimplência é um problema que aterroriza os empreendedores independentemente do segmento em que atuam, pois não existe nada pior do que prestar um serviço ou vender um produto e não receber pelo trabalho, não é mesmo? Sendo assim, a forma mais viável para fugir desse prejuízo é escolhendo com quem você fechará o negócio. E como fazer isso? Por meio da análise de crédito.

A análise de crédito permite que você verifique se o possível cliente tem condições de arcar com o compromisso da compra. Dessa forma, tem como principal objetivo verificar o perfil e as condições financeiras do indivíduo por meio de dados repassados por ele mesmo.

A partir dessa análise, você consegue desenvolver um plano de vendas baseado na realidade do cliente. Logo, é possível criar estratégias eficazes que contribuirão com a redução da taxa de inadimplência e garantindo, assim, uma melhor gestão financeira.

Em razão disso, neste artigo mostraremos os motivos pelos quais você deve contar com uma boa análise de crédito no seu negócio. Acompanhe a leitura!

Reduz a taxa de inadimplentes

Quem é empreendedor sabe que controlar a inadimplência é um dos maiores desafios de uma empresa. Isso porque quando não é controlado gera prejuízos muitas vezes irreversíveis para a gestão financeira do negócio.

Nesse caso, a análise de crédito entra como uma solução eficaz para reduzir a taxa de inadimplentes, pois permite que você avalie dados como CPF e CNPJ do cliente, além de facilitar a consulta do score de crédito ? um indicador que mostra as chances que o cliente tem de honrar com o seu compromisso usando como base o seu histórico de compra.

Com essas informações em mãos você pode analisar os riscos de fechar o negócio com o cliente e, assim, tomar decisões mais seguras que não tragam prejuízos para a empresa.

Mais segurança para a empresa

A partir do momento em que você começa a avaliar os seus possíveis clientes a segurança da sua empresa aumenta. Isso porque, ao escolher os consumidores mais propensos a arcar com as dívidas, os riscos de precisar lidar com a inadimplência reduzem significativamente.

Além disso, caso você não saiba, existem quatro perfis de clientes devedores:

  • devedor ocasional: mantém as contas sempre em dia. Quando atrasa o pagamento procura quitar o mais rápido possível;
  • devedor crônico: é o cliente que não organiza suas finanças e, por isso, sempre paga suas dívidas em atraso;
  • devedor negligente: esse perfil é ainda mais desorganizado, pois tem o hábito de assumir mais dívidas do que pode honrar. Por isso, tem grandes chances de não assumir seus compromissos e manter sua inadimplência por um tempo;
  • mau pagador: é o perfil que as empresas devem evitar, pois não se esforça para quitar suas dívidas e tão pouco demonstra interesse em negociá-las. Logo, se torna mais difícil estabelecer contato com ele.

Caso os seus clientes se enquadrem no perfil ocasional ou crônico, a inadimplência não será um problema para você. Por isso, escolha bem o consumidor com quem fechará um negócio.

Melhora a compreensão dos riscos do negócio

Fez a análise de crédito e percebeu que os riscos são altos? Você tem duas opções: negar a tentativa de venda ou elaborar estratégias para manter seu negócio protegido de possíveis prejuízos.

Ou seja, essa é uma das grandes vantagens de contar com análise de crédito ? ter a capacidade de compreender os riscos e escolher a opção mais vantajosa para a sua empresa.

Otimiza o monitoramento dos resultados

Pode parecer que não, mas a análise de crédito ajuda você a otimizar os resultados da sua empresa. Afinal de contas, quando se faz bom uso desse recurso, é possível acompanhar de perto a movimentação das suas finanças e manter atualizada a taxa de inadimplentes.

Como consequência, seu negócio se torna mais analítico e permite canalizar sua atenção aos indicadores de desempenho. Desse modo, suas estratégias passam a ser mais eficientes e suas decisões mais precisas. 

Proporciona equilíbrio financeiro

Esse benefício é para os empreendedores que desejam crescer e se consolidar no mercado em que atuam. Se você é um desses, saiba que o sucesso da sua empresa está em dispor de um controle financeiro adequado.

Afinal, concordamos que sem lucros uma empresa dificilmente permanecerá ativa no mercado. Por isso, é preciso investir em um controle financeiro eficiente capaz de reduzir custos, eliminar desperdícios e demais fatores ? como a inadimplência ? que prejudicam sua rentabilidade.

Nesse contexto, a análise de crédito se torna uma peça fundamental para manter o maior controle de suas finanças garantindo, assim, a sua lucratividade. Além disso, contribui para que sua empresa se mantenha competitiva no mercado.

Aumenta o diferencial competitivo

Engana-se quem pensa que aderir a análise de crédito prolonga o processo de venda. Pelo contrário, a partir do momento em que você usa esse recurso, suas vendas serão feitas com mais agilidade e eficiência.

Essa característica pode ser vista como um diferencial competitivo, uma vez que oferece uma experiência positiva para o consumidor garantindo a sua satisfação.

Protege as finanças do cliente

Até aqui, apontamos as vantagens que a análise de crédito proporciona para a empresa. Mas, devemos ressaltar que esse recurso também visa proteger o consumidor, quando você nega o crédito para o cliente e expõe para ele os motivos pelos quais ocorreu a negação. 

Você está dando a ele a oportunidade de se organizar financeiramente para futuras negociações. Sendo assim, quando esse processo ocorre de forma respeitosa, clara e transparente surge um relacionamento amigável entre a sua empresa e o cliente.

Portanto, esses foram os motivos pelos quais acreditamos que você deve contar com a análise de crédito. Ao longo deste artigo, procuramos deixar clara a importância que esse recurso tem para garantir a gestão eficiente do seu negócio.

Contudo, se você ainda ficou com alguma dúvida sobre as vantagens da análise de crédito ou deseja saber mais sobre o assunto, a CDL Caxias pode te ajudar nisso, pois trata-se de uma entidade focada em ajudar empreendedores a lidarem com os desafios de empreender. 

Gostou do artigo e quer saber mais? Então, entre em contato conosco agora mesmo!

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