Conheça as 5 métricas essenciais para o sucesso do seu negócio!

4 minutos para ler

Para se dar bem no mercado de serviços, os gestores devem a todo momento buscar novas formas de inovar os seus processos e desenvolver a cada dia os trabalhos no ambiente interno. Além do mais, outro fator muito importante para aperfeiçoar os serviços da empresa e garantir a sustentabilidade do negócio é saber como mensurar, monitorar e analisar os resultados produzidos, a fim de eliminar falhas elevar o desempenho das operações.

Para isso, é fundamental entender quais são as ferramentas que permitem compreender, de forma real, como está a qualidade dos seus trabalhos. Com esses parâmetros, é possível traçar planos de ação e estratégias para obter o máximo de aperfeiçoamento.

Caso você ainda não tenha noção sobre esse assunto, preparamos este artigo contendo as 5 métricas essenciais para o sucesso do seu empreendimento. Continue a leitura e fique por dentro de tudo!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

1. ROI

A primeira métrica que podemos citar que tem bastante utilidade no desenvolvimento da sua instituição é o ROI. Essa sigla, em sua tradução para o português, significa Retorno sobre o Investimento e serve para mensurar se as verbas e empenho da empresa estão no caminho certo. Ou seja, se conseguem gerar lucros para o negócio. Com o ROI, é possível eliminar aquelas estratégias que não geram resultados satisfatórios, o que permite otimizar as metas e assegurar a eficiência dos trabalhos.

2. Taxa de conversão

Toda empresa tem um público-alvo no qual se encontram os leads, que são os clientes em potencial da sua marca. A transformação desse perfil para consumidores fiéis é o que é demonstrado na Taxa de Conversão. Ela permite avaliar se suas ações produzem bons frutos no que se refere à fidelização do público. Com uma avaliação completa, os gestores são capazes de saber se é necessário ou não realizar mudanças nas estratégias de venda e atendimento.

3. Ticket médio

O ticket médio também pode ser considerado como uma ferramenta muito importante para conhecer o perfil de consumidor que frequenta a sua empresa. Basicamente, ele é obtido por meio do cálculo de todo o volume de pedidos realizados dividido pelo faturamento de compras. Com sua análise, é possível realizar várias intervenções positivas, como é o caso de planejar promoções estratégicas para aumentar as vendas.

4. Taxa de retenção de clientes

Como o próprio nome já sugere, a taxa de retenção de clientes diz respeito ao nível de fidelização dos consumidores que é alcançado por sua empresa. Ela é essencial para compreender se os serviços, o atendimento e a qualidade dos trabalhos correspondem ao que o cliente espera da sua marca. Caso essa taxa indique resultados negativos, os gestores devem rapidamente reformular suas estratégias a fim de obter uma melhor resposta do público.

5. Taxa de vendas

Ao longo do ano, é possível avaliar uma média de vendas específicas para cada período. Dessa forma, você deve ter noção de qual é a taxa de vendas esperada para as épocas do ano. Esse parâmetro auxilia os gestores a verificar se em um determinado mês os resultados da empresa são iguais, acima ou abaixo do que é esperado para aquele período, possibilitando que a equipe de gestão tome a decisão mais adequada.

Portanto, essas foram as principais métricas que podem alavancar os resultados da sua empresa. Ao desenvolvê-las, você acompanhará os resultados com mais precisão e tomará decisões mais acertadas para atingir os objetivos.

Gostou do artigo? Então, compartilhe em suas redes sociais para que seus amigos e familiares possam estar por dentro desse tema!

Você também pode gostar

Deixe um comentário