Por que e como fazer o treinamento de funcionários? Saiba mais!

4 minutos para ler

Você costuma investir no treinamento de funcionários? Se a resposta for “não”, saiba que a sua empresa corre um grande risco de ter a imagem prejudicada no mercado. Para deixar isso ainda mais claro, imagine, por exemplo, um empreendimento especializado em estética automotiva que atende clientes exigentes da alta sociedade. 

Devido à tamanha expectativa e cobrança por parte dos clientes, esse gestor precisa garantir que os carros sejam entregues com um perfeito acabamento. Contudo, parte de seus funcionários não entendem como funciona o processo de polimento, vitrificação, espelhamento e demais serviços oferecidos pela empresa. Por causa disso, o resultado é a queda significativa da qualidade e a perda de credibilidade no mercado.

Diante disso, podemos afirmar que investir na especialização e no treinamento de seus funcionários é uma das estratégias de gestão de pessoas mais eficazes, pois resulta na alta performance de seus serviços e, sobretudo, no crescimento da sua empresa.

Quer saber como investir no treinamento de seus funcionários? Então, confira este artigo!

Quais são as vantagens de investir no treinamento de funcionários?

É preciso salientar que toda empresa deve dispor de uma gestão de pessoas eficiente, pois é por meio dela que são desenvolvidas estratégias que promovem o engajamento e a motivação da equipe. Além disso, é responsável por manter os colaboradores capacitados para desempenhar suas funções com o máximo de qualidade e maestria. 

Tendo isso em mente, vamos conhecer agora as vantagens de investir no treinamento dos funcionários.

Reduz o turnover

Esse é um termo usado nas empresas para caracterizar a substituição de um funcionário por outro. Sendo assim, trata-se de um indicador muito importante para a organização, principalmente, porque permite que o gestor analise quais são os fatores e falhas que contribuem para que haja um alto índice de rotatividade de pessoal.

Ao analisar as causas que favorecem a ocorrência do turnover, percebe-se que a falta de treinamento é um dos motivos que mais afeta o desempenho da empresa, pois o aumento da rotatividade de funcionários gera mais gastos e induz o retrabalho.

Melhora do clima organizacional

Como mencionamos, manter a equipe de colaboradores bem capacitada contribui com a sua maior permanência na empresa. Esse fator, sem dúvida, favorece a melhora do clima organizacional, uma vez que o elo de confiança e amizade entre o grupo estará bem estabelecido, resultando na melhor comunicação e no maior engajamento.

Redução de erros

Como vimos no exemplo citado, uma equipe mal preparada tende a cometer uma série de erros que induz o aumento do retrabalho e prejudica a qualidade do serviço. Por outro lado, quando se investe na capacitação dos funcionários, sua empresa passa a ser conhecida pelo alto nível de profissionalismo e qualidade dos serviços prestados.

Como investir no treinamento de funcionários?

Existem muitas formas de fazer isso. No entanto, vamos citar dois principais métodos que são bastante usados em empresas de diversos segmentos.

Veja só!

Gamificação

Esse é um método que visa inserir na cultura organizacional da empresa técnicas e dinâmicas baseadas em jogos, no intuito de promover o maior engajamento dos colaboradores, estimular a criatividade, melhorar o processo de aprendizagem e tornar o ambiente de trabalho mais competitivo.  

Certificações

Embora, para alguns empreendedores, essa solução seja vista como um gasto extra para a empresa, a disponibilização de cursos profissionalizantes é uma forma eficiente de capacitar sua equipe e moldá-la conforme as necessidades e as características próprias da empresa.

Portanto, ficou claro para você a importância de investir no treinamento de funcionários? Lembrando de que, para obter um bom rendimento e garantir o crescimento da sua empresa, é preciso mensurar os resultados alcançados por meio de métricas, como a People Analytics, por exemplo. 

Gostou do artigo? Então, assine a nossa newsletter e fique sabendo tudo sobre empreendedorismo.

Você também pode gostar

Deixe um comentário