O que é a prevenção de perdas e como colocá-la em prática? Veja!

6 minutos para ler

Um dos principais objetivos dos empreendimentos atuais é implantar uma gestão que possa ser eficiente, produtiva e que traga lucros para o negócio. No entanto, esse programa de aprimoramento administrativo é um tema complexo para muitos gestores, já que dentro do universo empresarial há grandes responsabilidades que exigem qualificação, experiência e dedicação dos líderes. 

Uma delas corresponde às questões financeiras. Esse setor tem uma grande importância para a saúde e a sustentabilidade da marca, já que influencia todo o andamento das atividades comerciais e estruturais da organização. Por isso, é fundamental saber como gerir sua entrada de lucros e despesas existentes no ambiente interno. Vale ressaltar que uma estratégia bem eficaz para esse plano é a prevenção de perdas, pois ela permite elevar o capital financeiro da corporação.

Entretanto, você sabe como colocar essa metodologia em prática? Nesse artigo, falaremos sobre os principais tópicos do assunto.

Acompanhe agora mesmo!

Quais são as perdas de um negócio?

Antes de mais nada, é fundamental falarmos sobre o conceito de prevenção de perdas dentro de uma empresa. Basicamente, ela é um conjunto estratégico de várias ações direcionadas a evitar gastos desnecessários e desperdícios em uma corporação. Como vantagens, ela contribui para fundamentar e conscientizar toda a empresa de que os resultados dependem de todos e devem ser trabalhados com engajamento total da equipe de colaboradores. 

Essa ação organizacional deve ser reforçada por meio do uso de tecnologia, processos, dados e informações, bem como recursos de avaliação de desempenho dos projetos. Assim, podemos perceber que a prevenção de perdas é toda e qualquer estratégia responsável por gerir e monitorar as atividades que são potenciais geradores de despesas e perdas físicas, financeiras e de imagem.

Sendo assim, de uma forma prática, confira agora quais são as perdas de um negócio!

Desperdícios na produção

São bastante comuns e podem ser considerados um dos principais focos de perdas, já que correspondem a uma boa parte do investimento de uma empresa. Vale ressaltar que os desperdícios na produção podem se originar de vários fatores, como máquinas sem manutenção, profissionais mal treinados e erros no mapeamento de processos.

Furtos e roubos

Também, devemos citar as questões referentes a furtos e roubos de mercadorias, ferramentas de trabalho e dinheiro nas empresas. A esse respeito, a gravidade desse problema pode depender bastante da localização onde se encontra a instituição. Geralmente, em locais com baixa circulação de agentes da segurança, as taxas de roubos e furtos são maiores. 

Falhas no processo de compra

Outro ponto que deve ser citado são as falhas ocasionadas nos processos de compra de mercadorias e insumos da empresa, que podem provocar grandes perdas na produção, a depender da proporção. Isso ocorre pela falta de planejamento da gestão quanto às atividades de compra e investimento. Ao ser estimado um valor superior de insumos necessários para o trabalho interno, há problemas como desperdício e vencimento de validade de determinados produtos. 

Como prevenir perdas para o negócio?

Agora que você já sabe o que é prevenção de perdas e quais os fatores que geram esse problema, é necessário saber como fazer ações de prevenção de perdas em seu negócio.

Sendo assim, confira agora os aspectos principais!

Implemente a Lean Six Sigma 

A Six Sigma pode ser considerada como uma ferramenta abrangente e flexível direcionada a garantir sustentabilidade e a maximizar os resultados do negócio. Ele é guiado unicamente pelas necessidades do consumidor, de modo a corrigir um projeto para que ele apresente o menor risco de defeito possível. Por conta disso, podemos pontuar como um dos benefícios alcançados a maior satisfação do cliente, já que permite que a empresa garanta um maior controle de qualidade dos seus serviços.

É justamente esse fator que se relaciona com a prevenção de perdas, pois, ao aprimorar os processos e trazer mais eficiência e produtividade para as atividades internas, há uma menor taxa de erros e problemas no ambiente de trabalho. 

Invista em segurança patrimonial

Muitas empresas já estão por dentro das vantagens e benefícios possibilitados pelo investimento em segurança patrimonial. Ela permite — por meio de gestão administrativa, controle de acesso e implantação de ações específicas de segurança — promover, manter e garantir a proteção física das pessoas e do patrimônio de uma empresa. 

Nesse sentido, os líderes devem procurar obter alguns meios de segurança, como ter um inventário, dispositivos de monitoramento e um seguro de bens. Todos esses recursos têm a finalidade de minimizar as perdas no seu ambiente interno e trazer mais lucro e qualidade para os seus serviços

Capacite os seus colaboradores

Não adianta apenas investir em ferramentas de qualidade, gestão de perdas e implementação de tecnologia no espaço interno do negócio. Juntamente a esses aspectos, os líderes devem priorizar a capacitação de todos os colaboradores. Isso porque sua equipe deve trabalhar de acordo com a cultura de combate a perdas e isso é facilitado por meio de treinamentos sobre os diversos temas de produção. 

Com essa medida, o funcionário é capaz de desempenhar seu serviço com maior efetividade. Treinamentos de uso de máquinas e procedimentos de segurança, por exemplo, permitem eliminar de forma gradual a incidência de erros e desperdícios nos processos de produção. 

Reveja a jornada de compra no PDV 

Por fim, ainda tratando de questões referentes a desperdícios dentro da empresa, rever a jornada de compra no ponto de venda (PDV) é essencial para eliminar alguns tipos de perdas. Desse modo, os gestores devem observar as características da sua demanda e direcionar ações compatíveis a elas. Ao conhecer qual o fluxo de produtos em sua loja, você será capaz de minimizar perdas, como é o caso do controle de mercadorias perecíveis.

Portanto, essas foram as principais informações acerca do que é prevenção de perdas e como colocá-la em prática na sua empresa. Vale citar a importância de investir em otimização contínua. Para alcançar esse objetivo, a CDL Caxias oferece serviços e soluções que podem ajudar nessa tarefa. 

Gostou do artigo e deseja saber mais sobre os recursos disponíveis para controlar as perdas em sua empresa? Então, entre em contato conosco e converse com um de nossos consultores!

Você também pode gostar

Deixe um comentário