Gestão de crise: 4 dicas para inovar em tempos difíceis

4 minutos para ler

A pandemia causada pelo coronavírus gerou problemas em várias áreas da sociedade. No que se refere aos aspectos econômicos, esse impasse tem gerado graves crises financeiras para as empresas de pequeno e grande porte. Desde o seu início, em março do ano de 2020, até os dias atuais, temos visto a falência e o fechamento de vários negócios por falta de condições para continuarem suas atividades. 

Um dos motivos é a falta de verbas e o baixo potencial de vendas, já que o mercado sofre diretamente com os resultados da pandemia. A esse respeito, podemos afirmar que um dos aspectos que determina a sobrevivência da grande maioria das empresas é a forma como a gestão de crise acontece — de acordo com o cenário externo, seja por meio de inovações, seja executando uma administração sólida e inteligente.

Se você está em busca de ações para manter o seu negócio em pleno funcionamento, confira as 4 dicas que listamos neste post para inovar em tempos difíceis!

1. Foque no planejamento estratégico

A primeira dica que podemos citar é focar no planejamento estratégico de suas atividades. A esse respeito, muitos gestores acabam se perdendo em meio a tantos problemas gerados pela crise. 

Isso contribui para tomarem decisões e aceitar propostas precipitadas, que podem acabar determinando a estagnação do negócio. Por outro lado, quando os líderes agem com maturidade e elaboram programas de ação com base na sua realidade comercial, as chances de sucesso são muito maiores. 

2. Analise os seus clientes

Outro ponto que devemos mencionar diz respeito ao seu público consumidor. Com a realidade da crise vivenciada no país, é de extrema importância conhecer o perfil do cliente da sua empresa e avaliar o nível de prejuízo que está havendo na relação de compra e venda. Dessa forma, é necessário identificar quais são as estratégias que podem ser usadas para ter uma melhor interação com os seus leads. 

Isso pode ser feito por meio da utilização dos principais canais de comunicação com o cliente (as redes sociais, por exemplo), para aumentar as informações sobre o cliente e oferecer um serviço personalizado. 

3. Teste as tendências dentro do seu setor 

Como já mencionamos, a principal estratégia para ter sucesso em meio a uma crise financeira é buscar a adaptação constante do negócio. Atualmente, podemos citar vários exemplos de tendências dentro de determinado setor que precisam ser conhecidas pelos empreendedores. 

Temos o caso dos e-commerces e dos serviços delivery, que por conta das suas características específicas de funcionalidade, têm ganhado pontos positivos no mercado. 

4. Amplie parcerias de negócio

É fato que ninguém sobrevive sozinho no mercado, principalmente, em meio a uma crise financeira. Dessa forma, procure fazer parcerias comerciais com novos fornecedores ou até mesmo com empresas relacionadas ao seu segmento. Isso vai aumentar as suas chances de sucesso e reduzir riscos de falência do negócio, já que o suporte externo faz toda a diferença em momentos de instabilidade financeira. 

Essas são as principais dicas de como realizar uma boa gestão de crise. A preocupação com a saúde financeira dentro desse cenário é fundamental para se dar bem, por isso, mantenha um bom planejamento de investimentos, bem como uma gestão efetiva de faturamento e despesas da empresa.

Gostou do artigo? Então, confira também nosso post sobre análise da saúde financeira da empresa e fique por dentro de mais temas relevantes para você!

Você também pode gostar

Deixe um comentário