Gestão de créditos: como colocá-la em prática? Aprenda!

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Com as novas propostas de pagamento e flexibilidade na concessão de créditos no Brasil, houve um crescimento das taxas de inadimplência nas relações comerciais. Para os empreendimentos que não sabem como lidar com essa situação, os riscos são bastante nocivos à saúde e à sustentabilidade do negócio, já que interferem na efetividade da gestão de créditos e financeira da instituição. 

É importante que as empresas adotem medidas inteligentes para reduzirem sua exposição ao risco de crédito. É possível traçar algumas estratégias e ações que permitirão minimizar ao máximo as possibilidades de inadimplência e quebra de prazos de pagamento nas suas interações com o consumidor.

Preparamos este artigo com as principais informações sobre o assunto, para você não perder lucros decorrentes desse problema. Acompanhe!

O que é gestão de créditos?

Antes de mais nada, é necessário definirmos o que consiste o termo gestão de créditos. Basicamente, é uma organização de dados e informações de clientes referentes à concessão de crédito.

A gestão de créditos utiliza métricas específicas para visualizar, em detalhes, o comportamento financeiro do seu público consumidor. Com isso, é possível obter mais segurança no momento de fechar negócio, além de reduzir os riscos de inadimplência. 

Como fazer uma gestão de crédito eficiente?

Veja, agora, algumas dicas de como realizar uma gestão de créditos de modo prático e eficiente!

Tenha uma política de crédito e cobrança

Implementar uma política de crédito e cobrança é algo primordial para manter a saúde e a sustentabilidade da sua empresa. Essa estratégia consiste em criar uma base de administração das contas a receber e os meios de gerenciamento das ações de cobrança.

Para esse processo, deve-se implementar:

  • padrões de crédito;
  • definição de prazos de crédito;
  • concessão de desconto;
  • programa de cobrança;
  • flexibilidade na negociação.

Faça a gestão da carteira de clientes 

Para realizar uma boa gestão de crédito, você deve conhecer bem as características sobre o volume do seu público consumidor. Investir em uma eficiente gestão da carteira de clientes será fundamental, pois isso contribui para que os gestores tenham uma noção real da quantidade de leads que são fiéis à sua empresa

Esse conhecimento permite também completar os dados e as análises das situações de empréstimos e modo de pagamento dos clientes. O monitoramento pode ser feito utilizando o CPF e/ou CNPJ. Assim, fica mais fácil identificar a situação financeira de cada indivíduo que contrata os seus serviços.

Tenha parcerias estratégicas

Por fim, você deve contar com parceiros que possam ajudar no processo de gestão de crédito. Nesse sentido, podemos citar os serviços de um bureaus de crédito. Esse termo se refere a instituições que elaboram informações importantes sobre a conduta e responsabilidade do cliente.

Dados, como histórico de inadimplência de uma pessoa física ou jurídica são registrados, o que facilita o trabalho de reconhecimento de um consumidor. 

Essas são as principais informações que você precisa saber para colocar em prática a gestão de créditos na sua empresa. Vale a pena reforçar a importância de contar com a ajuda de parceiros. Nesse sentido, podemos citar a CDL Caxias como excelente parceira para ajudar a sua empresa a crescer cada vez mais no mercado de serviços. 

Gostou do artigo e deseja saber mais informações sobre esse tema? Então, entre em contato conosco e converse com um de nossos consultores!

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