VEJA 9 DICAS DE GESTÃO DE ESTOQUE EFICIENTE
Um dos principais objetivos dos empreendedores é garantir que o seu negócio alcance resultados significativos em produtividade, bem como consiga atender às expectativas do seu público consumidor, possibilitando uma maior satisfação do cliente. Para que isso se torne realidade, é preciso ter uma gestão de estoque eficaz, pois esse processo possui uma grande importância para o rendimento do negócio.
Isso porque ela possibilita mais organização e agilidade nos processos de atendimento de demanda de produtos, permitindo que sua empresa possa cumprir datas de entrega por meio do gerenciamento eficiente do setor de estoque. Mesmo que possa parecer uma atividade relativamente simples de implementar, ela pode demandar algumas técnicas específicas.
Para ajudar você nessa questão, preparamos este artigo contendo as 9 principais dicas sobre o tema. Continue a leitura e fique por dentro!
1. Faça o levantamento de todos os itens armazenados
A princípio, uma das estratégias de controle que ajudará você a gerenciar melhor o seu setor de estoque é realizar o levantamento de todos os itens armazenados. Ao efetuar esse procedimento, será possível ter uma noção real sobre a capacidade de abastecimento da sua empresa, podendo avaliar quais são os itens que estão em falta e quais produtos não necessitam ser adquiridos.
2. Projete a demanda
Outro passo muito importante é saber projetar qual a demanda esperada para cada época e período. A esse respeito, é possível ressaltar que o fluxo de vendas de uma empresa pode variar bastante durante o ano, devido à variação de consumo dos clientes. Sabendo disso, os gestores devem entender a fundo o seu nicho de mercado e compreender como organizar seu estoque para atender cada época sem haver problemas com distribuição de mercadorias.
3. Escolha bons fornecedores
Os seus fornecedores têm papel fundamental na estruturação de uma boa gestão de estoque. Isso se deve ao fato de que eles contribuem diretamente para que o fluxo de mercadorias dentro da sua empresa seja mantido de forma ágil, segura e eficiente. Devido à sua grande importância para o contexto de produtividade do seu negócio, você deve ter bastante atenção no momento de definir quais serão os seus parceiros.
4. Invista no treinamento dos colaboradores
A sua equipe deve estar alinhada com os projetos de organização e desenvolvimento da gestão de estoque. Por isso, uma boa forma de adequar os funcionários ao perfil de crescimento do negócio é por meio da viabilização de treinamentos. Com a capacitação em funções específicas do controle de estoque da instituição, os colaboradores são capazes de realizar um melhor trabalho, além de melhorar o engajamento da equipe na cultura de desenvolvimento da empresa.
5. Defina processos e responsabilidades
O setor de estoque é uma área que detém grandes responsabilidades, já que a condição de funcionamento desse departamento pode influenciar de forma positiva ou negativa no rendimento e produtividade das vendas da empresa. Por conta disso, é fundamental estabelecer a organização efetiva das atividades de controle de mercadorias.
Para isso, uma medida importante é delegar funções e responsabilidades específicas para cada colaborador que irá operar nessa área. Isso evitará transtornos e confusões com o gerenciamento de estoque, além de facilitar o trabalho de cada profissional.
6. Mantenha a operação e controle constantes
Deve-se salientar que, no caso da área de estoque, podemos perceber que esse setor possui uma alta variação de demanda, o que exige a atenção total dos gestores para a condição atual do mercado. Isso porque, devido a fatores como sazonalidade de vendas e popularização de um produto, há a necessidade de estar sempre efetuando o controle de abastecimento para que sua empresa possa estar adaptada a atender as necessidades do público consumidor.
Empresas que não se atentam a esse tema acabam perdendo o controle do seu estoque e do fluxo de produtos, o que é um dos principais motivos para diminuir as vendas e comprometer fatores como a satisfação e fidelidade dos clientes.
7. Defina volume mínimo e máximo para cada produto
Outra dica fundamental para implementar na gestão de estoque é definir o volume mínimo e máximo para cada tipo de produto. A esse respeito, vale ressaltar que, a depender da solução e do produto trabalhado no seu negócio, é possível criar níveis de saída para cada mercadoria. Ou seja, normalmente encontramos itens de consumo que possuem uma alta taxa de vendas.
Em contrapartida, há outros produtos que não têm muita demanda.
Sabendo disso, você deve avaliar as características de venda de cada item do estoque segundo o potencial de venda no mercado. Com isso, é possível estabelecer aquele grupo que terá uma maior necessidade de reposição.
Depois de conhecer essas características, estipule um volume mínimo e máximo de cada produto. Isso permitirá que você tenha uma maior organização do setor de estoque, evitando problemas, como a falta de mercadorias ou a perda de lucros devido ao excesso de itens no estoque.
8. Tenha um programa de prevenção de perdas
Mesmo realizando todas essas operações e estratégias de gestão de estoque, ainda é difícil obter o máximo controle do fluxo de produtos do negócio. Por conta disso, ter um programa específico para atuar na prevenção de perdas é essencial, já que por meio dele é possível destinar profissionais para supervisionar a qualidade e eficácia das operações de gestão. Além do mais, você consegue modificar algumas ações caso a taxa de perdas esteja em valores anormais.
9. Invista na automação
Por fim, não podemos deixar de mencionar a necessidade de investir na automação dos processos ligados ao setor de estoque. Ao considerar essa estratégia, você conseguirá elevar os resultados das atividades internas. Já existem no mercado várias ferramentas tecnológicas que possibilitam ao gestor ter um melhor controle da demanda de produtos, usando, por exemplo, softwares de gestão específicos para sua empresa.
Portanto, essas foram as principais dicas de como realizar uma gestão de estoque eficiente. Vale ressaltar que, ao colocar em prática essas estratégias, você será capaz de alavancar os seus negócios e, dessa forma, conseguir um espaço no mercado de serviços.
Gostou do artigo, mas ficou com alguma dúvida ou deseja acrescentar algum tópico? Então, deixe seu comentário aqui no post!