Entenda por que acontece a rotatividade de funcionários dentro da empresa
Um dos principais problemas que afetam a produtividade e rendimento de uma empresa é a alta taxa de rotatividade de funcionários. A esse respeito, é importante mencionar que não há problema quando os colaboradores pedem demissão por motivos pessoais, tais como problemas de saúde, mudança de cidade etc. Isso porque esses motivos não se encaixam na rotatividade propriamente dita.
Nesse caso, ela se refere à saída frequente de funcionários em virtude de causas internas da empresa. Seu cálculo é bem simples, bastando apenas dividir o total de saída de funcionários com o total de colaboradores da empresa e multiplicar por 100 para encontrar em porcentagem. Dessa forma, para evitar que esse impasse traga sérios problemas para o negócio, é necessário entender por que ele ocorre.
Sendo assim, confira agora mesmo alguns aspectos que causam a rotatividade dentro do seu negócio!
Desalinhamento com as políticas e valores da organização
A primeira causa que podemos relacionar ao aumento da rotatividade de funcionários é o desalinhamento com as políticas e valores da organização. A esse respeito, é válido ressaltar que a forma de conduzir o negócio com metodologias e estilo de gestão de pessoas influencia bastante na motivação e engajamento da equipe.
Ou seja, a forma como você estipula a política de desenvolvimento interno pode determinar se os seus funcionários desejarão ficar ou sair da empresa. Por isso, uma boa dica é sempre prezar pela qualidade do trabalho, de modo a implementar projetos que valorizem os colaboradores.
Falta de transparência na comunicação organizacional
Outro ponto está relacionado à falta de transparência na comunicação organizacional. Nesse sentido, um dos fatores que estão presentes em boa parte dos casos de rotatividade é a perda de confiança pela empresa. Dentre os pontos que contribuem para essa situação está a falta de comunicação aberta entre os gestores e os funcionários.
Isso muitas vezes provoca equívocos em decisões, má interpretação de ações formuladas pelos líderes e erros nos processos administrativos. Por isso, é aconselhado implementar uma política organizacional que preze pela transparência nas ações e procedimentos realizados no ambiente interno.
Políticas de desenvolvimento insatisfatórias
Por fim, é comum haver insatisfação entre os funcionários devido à própria política de desenvolvimento da empresa. Isso porque muitos empresários acabam exigindo muito da equipe em entregar produtividade e rendimentos positivos, e não valorizam o esforço dos colaboradores.
Essa situação provoca o sentimento de frustração dos funcionários, uma vez que eles não participam dos lucros e sucesso da empresa, o que vai com o tempo diminuindo a motivação e engajamento, ocasionando a alta taxa de rotatividade.
Portanto, essas foram as principais informações sobre o que é e como é ocasionada a rotatividade de funcionários dentro da empresa. Vale ressaltar que, caso essa questão não seja tratada, o negócio pode sofrer muitos problemas, como o aumento de gastos com processos seletivos e treinamento de funcionários, além de sofrer baixa produtividade em virtude da baixa experiência dos novos contratados.
Gostou do artigo? Então, compartilhe em suas redes sociais para que seus amigos e familiares tenham acesso a esse importante tema!