Saiba por que fazer um plano de redução de custo na sua empresa

redução de custo
4 minutos para ler

Para enfrentar a competitividade do mercado é preciso ter absoluto controle sobre o uso dos recursos de uma empresa. Em tempos de crise ou não, um plano de redução de custos é o primeiro passo a ser dado na otimização das finanças corporativas.

Sendo assim, em um cenário em que a transformação digital tem trazidos diversos recursos eficientes na otimização de processos e, consequentemente, úteis na eliminação de desperdícios, se faz necessário planejar a implementação deles.

Por isso, neste post, explicaremos o que é o plano de redução de custos, como ele funciona, qual a sua importância e como o implementar na empresa. Então, continue lendo e confira!

O que é o plano de redução de custo na empresa?

O plano de redução de custos é o planejamento de corte de gastos na empresa, porém, de modo que não comprometa a eficiência, a qualidade e a produtividade da equipe. Desse modo, ele deve ser estruturado a partir de uma pesquisa aprofundada dos processos atuais e seus respectivos custos.

Quando se deve fazer um plano de redução de custo?

Perda de competitividade, crises financeiras na empresa e desperdícios em evidência são só alguns dos sinais que indicam que uma revisão nos custos se faz necessária. Crises externas no cenário econômico do país ou do mundo também convidam a um plano de revisão de custos.

Como funciona um plano de redução de custos?

Se engana quem imagina que reduzir custos se resume a simplesmente gastar menos em todos os setores da empresa. Um verdadeiro plano de redução de custos pode, até mesmo, exigir alguns investimentos, por exemplo, em tecnologia ou em capacitação.

Ele funciona a partir da análise detalhada do uso dos recursos da empresa de modo que seja possível identificar desperdícios e oportunidades de otimização.

Qual a importância de fazer esse plano de redução de custo?

O plano de redução de custos quando bem elaborado e aplicado traz melhorias para o fluxo de caixa e se torna capaz, até mesmo, de acertar a vida financeira da empresa.

Além disso, ele também ajuda a identificar oportunidades de melhorar o posicionamento da empresa no mercado, por exemplo, reduzindo o preço final de produtos e serviços e, desse modo, aumentando a competitividade.

Como fazer um plano de redução de custo?

Existem vários fatores que devem ser observados para que se faça um bom planejamento. Veremos os principais deles nos tópicos a seguir. Continue lendo!

Conheça seus custos atuais

O primeiro passo é conhecer bem a sua estrutura de custos atual. É com base na análise minuciosa dela que será possível localizar as oportunidades de redução de gastos.

Mantenha o seu estoque enxuto

Estoque em excesso é sinônimo de dinheiro parado, sem contar com os custos de armazenamento de mercadorias e matéria-prima. Desse modo, planeje bem o seu estoque de acordo com a sua demanda, evitando, inclusive, as perdas de estoque por prazo de validade, por exemplo.

Analise suas parcerias e fornecedores

Seus fornecedores e parceiros estratégicos também devem ser avaliados e, se for preciso, renegocie contratos e preços. Um exemplo de redução de custo nessa categoria são os contratos de serviços de telefonia, em que muitas vezes, com a modernização dos canais de comunicação, acaba se pagando por recursos que não são mais utilizados.

Capacite a sua equipe

Uma equipe bem treinada para trabalhar com as ferramentas e recursos utilizados pela sua empresa se torna muito mais produtiva e evita desperdícios, inclusive de tempo. De nada adianta implementar, por exemplo, o melhor software de gestão e não capacitar a sua equipe para utilizá-lo do dia a dia.

Aproveite a tecnologia

Quase todos os dias surgem novos softwares no mercado capazes de revolucionar o modo como determinados processos e tarefas são realizados. Portanto, manter-se atualizado sobre as opções disponíveis para o segmento da sua empresa e investir naquelas capazes de reduzir seus custos é um excelente negócio.

Como você viu ao longo deste post, o plano de redução de custos na empresa não é útil apenas quando falta dinheiro no caixa. Ao contrário, ele é capaz inclusive de auxiliar de forma definitiva no crescimento da empresa.

E agora que você já sabe como lidar com os custos da empresa, que tal se aprofundar também no assunto margem de lucro?

Você também pode gostar

Deixe um comentário