Por que fazer benchmarking na empresa? Confira 4 razões!
O benchmarking é uma técnica muito utilizada no mercado. Trata-se de quando a gestão faz um processo de comparação entre a sua própria organização e outras empresas, setores ou mercados. É possível aplicá-lo tanto a empresas, como um todo, quanto em processos, funções, produtos, abordagens etc.
Ao pesquisar as melhores práticas, tanto de parceiros quanto da concorrência, é possível analisar os pontos internos a partir de uma perspectiva diferente. Sendo assim, que tal conhecer mais sobre os benefícios e diferenciais de utilizar o benchmarking na empresa? Continue lendo e fique por dentro!
1. Identifica pontos de melhoria
A primeira grande vantagem de aplicar o benchmarking é descobrir quais pontos podem ser melhorados no processo, organização ou produto que se está comparando. A partir da comparação entre um modo de operar e outro, é possível verificar quais são as atividades que podem ser melhoradas.
Para isso, é feita uma coleta de dados, na qual a comparação gera um diagnóstico. Começando daí, pode-se observar como os resultados melhores são alcançados e analisar se essas práticas funcionam dentro da realidade da organização, implementando-as e acompanhando o desempenho delas.
2. Desenvolve estratégias eficientes
Um dos motivos para fazer benchmarking pode ser a observação de que algum resultado não está saindo como o esperado. Dentro desse contexto, essa prática também ajuda no desenvolvimento de estratégias eficientes, uma vez que é possível observar o que funciona para semelhantes no mercado e estudar a aplicação dentro do negócio.
É importante ressaltar que nem sempre empresas que atuam no mesmo segmento, por exemplo, podem seguir a mesma fórmula para alcançar o sucesso. Entretanto, é fundamental conhecer o que existe de ótimo dentro daquela atuação, para ajustar os padrões operacionais e se manter competitivo.
3. Acompanha tendências de mercado
Quais são as empresas que mais se destacam na sua área de atuação? O que elas estão fazendo? O benchmarking tem esse grande diferencial: ele possibilita observar de maneira sistêmica quais são as tendências que o mercado está seguindo. Dessa forma, basta que a empresa se atualize e siga nesse sentido.
Lembre-se de que quando o assunto é tecnologia, quem não se adapta perde espaço no mercado e fica para trás, deixando clientes insatisfeitos e não entregando o que há de mais inovador. Então, é competitivo utilizar o benchmarking para descobrir novas formas de fazer as mesmas coisas e como a tecnologia deve ser utilizada.
4. Incentiva a equipe de trabalho
Pense assim: metas ousadas — mas alcançáveis — são determinadas a partir do processo de benchmarking, a empresa demonstra sua preocupação com melhoria contínua e o negócio está crescendo graças a essa mentalidade. Esse é o cenário ideal para que a motivação das pessoas venha à tona.
Vale a pena ressaltar que para cada objetivo há um tipo de benchmarking adequado (interno, competitivo, cooperativo, entre outros). Concluindo, o benchmarking é uma prática estratégica que pode mudar o cenário da empresa, potencializando seus pontos fortes e auxiliando na superação de desafios.
O benchmarking também é uma estratégia de captação de clientes, sabia? Confira mais sobre isso no texto sobre como captar clientes que preparamos para você!