Entenda porque toda empresa deveria investir em ações sociais

4 minutos para ler

Em um mundo de grandes transformações políticas, econômicas e sociais, as empresas, além de sua função ligada à atividade empreendedora, têm uma grande importância em outros valores dentro da sociedade. Com sua força de marketing e estratégia de vendas, elas podem influenciar bastantes questões como conflito de gênero, desigualdades ou até mesmo assuntos envolvendo sustentabilidade.

Dentro dessa perspectiva, vários negócios têm percebido a relevância de se posicionar frente aos assuntos da sociedade, por meio de ações sociais, sem que necessariamente tenham que reduzir a sua receita.

Mesmo que essa iniciativa já seja exercida por muitos empresários, boa parte ainda não demonstra interesse na prática, seja por falta de conhecimento sobre os impactos positivos dessa ação na sociedade, seja pelo desconhecimento das vantagens geradas para o negócio.

Caso você também não conheça os resultados dessa iniciativa, preparamos este artigo contendo os principais motivos que justificam porque toda empresa deveria investir em ações sociais. Continue a leitura e fique por dentro de tudo!

Possível isenção de impostos

A primeira vantagem que justifica a necessidade de um empreendimento investir em ações sociais é a possibilidade de isenção de impostos. A esse respeito, é muito comum haver incentivos fiscais que são criados para atender um determinado objetivo.

Eles podem ser realizados por meio da redução de alíquota, compensação ou isenção do imposto. Dessa forma, ao realizar ações em prol da população, os empreendedores podem se beneficiar da redução de custos com processos tributários, o que garante economia para a empresa.

Melhora a visibilidade

Na atualidade, os assuntos ligados a questões sociais têm apresentado cada vez mais importância dentro do mercado. Com temáticas sobre direitos humanos e promoção de igualdade em alta na mídia, os empreendimentos que adotam uma postura ativa nessas causas acabam por ganhar grandes vantagens para o seu negócio, como é o caso da melhora na visibilidade perante ao público consumidor.

Isso porque, ao adotar ações sociais, além de contribuir com o desenvolvimento da sociedade, sua marca é posicionada como uma organização que, além dos lucros, se preocupa com a comunidade ao seu redor; o que é uma ótima estratégia de diferenciação.

Alcance e reconhecimento da marca

Tendo maior visibilidade no mercado por conta do marketing resultante da cultura social cultivada na empresa, os gestores são capazes de ampliar o alcance da empresa e conquistar um maior reconhecimento da marca.

Isso porque somado às ações sociais, os gestores podem inovar suas atividades e investir em novos serviços, fazendo com que a empresa maximize a sua participação de mercado (market share) tendo como resultado a ampliação de faturamento e lucros.

Além disso, é fato que os consumidores optam pelas empresas que defendem determinadas causas sociais. Nesse contexto, permanecer neutra em relação a uma questão importante pode não ser bom para a imagem da marca, visto que 56% dos brasileiros afirmam escolher ou boicotar um produto com base no posicionamento que ela tem perante certos assuntos.

Atrai novos clientes

Investir em ações sociais também pode ser um importante recurso para atrair novos clientes. No mercado do Brasil, mesmo que em crescimento, abordagens que envolvem ações sociais ainda não são uma atividade popular entre os negócios.

Por isso, as empresas que adotam essa causa em seus processos conseguem se diferenciar diante da concorrência, possibilitando alcançar grupos específicos que valorizam a temática social.

Podemos citar como exemplo, empresas, como Salon Line e Skala que abraçaram a causa animal desenvolvendo produtos cruelty free e veganos. Essa ação, obviamente atingiu um novo público e agregou ainda mais valor a marca.

Vale mencionar também o projeto “Homens na Cozinha” que, por meio da mistura de gastronomia e solidariedade, tem como objetivo reduzir as diferenças sociais e ajudar àqueles que mais precisam em Caxias do Sul. Pelo grande significado do evento, vários empresários da Serra Gaúcha têm apoiado a causa e, como consequência, aumentam o reconhecimento das suas marcas.

Com base nessas informações, fica clara a importância de investir em ações sociais e os impactos positivos que essa escolha traz para a marca. Gostou do artigo? Então, compartilhe em suas redes sociais para que mais pessoas possam ficar por dentro desse tema!

Você também pode gostar

Deixe um comentário