O que é valor agregado de um produto? Entenda como usar essa técnica para vender mais

3 minutos para ler

Por que será que você olha itens tão similares na Loja X e na Loja Y e os preços são tão diferentes? A resposta está no valor agregado! Dessa forma, um produto ou serviço pode ter diferenças significativas nos preços em comparação com outras marcas — isso se deve ao valor percebido pelo consumidor.

Afinal, quanto melhor a qualidade de um produto ou serviço, mais alto será o preço. No entanto, o custo-benefício muitas vezes é atribuído pelo usuário. O valor agregado envolve aspectos como atendimento, o tratamento recebido, os cuidados no pós-venda e outros detalhes. 

Dito isso, venha entender mais sobre o que é o valor agregado, quais são as vantagens e como você deve aplicar essas técnicas no seu estabelecimento.

Quais as vantagens de ter valor agregado em seus produtos?

Os benefícios de estimular o valor agregado em seus produtos são os mais variados. Por exemplo, um dos maiores benefícios está na vantagem competitiva que a sua marca pode ter. Além disso, você pode perceber a redução de custos e até a diferenciação para outros estabelecimentos. 

Ter diferenciais no mercado é sempre uma ótima vantagem. Isso faz com que o seu negócio seja mais exclusivo, o que está diretamente relacionado com o aumento do valor percebido. Nesse sentido, o valor agregado vai além do benefício de apenas comprar uma mercadoria — diz respeito também a toda experiência do cliente até o fechamento da venda e também no pós-venda. 

A fidelização de clientes é apenas mais um passo e que impulsiona os resultados da sua empresa. 

Quais cuidados você deve ter para aplicar essa técnica?

Entretanto, de que forma é possível aplicar o valor agregado em sua empresa? Para responder a essa pergunta, confira as dicas a seguir!

Aplique pesquisas de experiência diretamente com usuários

Entender como seus clientes enxergam seu negócio é fundamental para ajustar o valor agregado. Será que eles estão satisfeitos com o atendimento? O mix de produtos oferecido é bom? O que falta para melhorar a experiência dos consumidores?

Essas perguntas podem ser respondidas por meio de pesquisas aplicadas. Assim, você consegue ouvir o que os clientes têm a dizer e pode trabalhar ativamente na resolução de problemas. 

Confira o que está acontecendo no mercado

De nada adianta se esforçar para aumentar o valor agregado do seu produto se você estiver na contramão do mercado. Portanto, tenha atenção ao que está em alta, quais são as tendências e o que os clientes estão procurando. Entender as necessidades dos consumidores é essencial para melhorar de forma positiva e agregar mais valor.

Tenha uma jornada de pós-venda para fidelização

Acompanhar os clientes e entender a satisfação deles mesmo depois da compra é mais um fator que agrega valor à sua loja. A partir disso, a fidelização é só mais um passo, pois os consumidores vão desejar continuar comprando no seu empreendimento. 

Além de fidelizar clientes, o valor agregado mantém um ciclo de compras mais constante no seu negócio. Por isso, esteja sempre por dentro das novidades e leve isso para a sua loja, para que os consumidores sejam atraídos e fiquem mais satisfeitos. 

Para não perder nada, o que acha de assinar nossa newsletter? Você receberá nossos conteúdos em primeira mão diretamente no seu e-mail!

Você também pode gostar

Deixe um comentário