Ticket médio: como calcular e utilizar para aumentar as vendas?
Todo gestor de varejo já se perguntou o que é ticket médio e como calcular. Isso porque esse é um importante indicador para nortear os negócios, ajudando na busca das melhores estratégias para alavancar as vendas.
Ao contrário do que muitos imaginam, esse cálculo é bastante simples, e pode ser feito em períodos que melhor atendam às necessidades do seu negócio.
Ficou curioso e quer saber o que é ticket médio e como calcular? Então, confira este artigo que preparamos para você!
O que é o ticket médio?
O ticket médio é um indicador que evidencia o desempenho da empresa em vendas. Esse dado colabora para a definição de várias estratégias relacionadas ao negócio. Assim, quanto maior a frequência desse cálculo, mais rápida é a sua resposta em ações para impulsionar as vendas.
Ticket médio: como calcular?
O ticket médio é uma ferramenta que pode ajudar os gestores na tomada de decisão com relação ao negócio. Seu cálculo é bastante simples. Acompanhe o passo a passo que preparamos para você!
- Determine o período em que deseja saber o valor do ticket médio.
- Identifique o número de vendas no período.
- Divida o valor das vendas pelo número de clientes.
Feito isso, o resultado da equação é o valor do ticket médio do seu estabelecimento.
Veja o exemplo prático:
Suponhamos que a sua loja teve um valor total de vendas de R$ 650 mil no trimestre, sendo que o número de clientes atendidos foi 203, e todos realizaram uma compra.
Basta dividir o valor total das vendas (650.000) pelo número de vendas realizadas (203), aplicando a fórmula:
650.000 / 203 = 3.201,97
Assim, o valor do ticket médio do trimestre foi de R$ 3.201,97.
Como aumentar o valor do ticket médio?
O seu ticket médio aumenta quando seus clientes passam a comprar mais. Entenda como usar os resultados desse cálculo simples para concretizar o aumento de vendas a seguir!
Aposte no mix de produtos
Quanto maior a variedade de produtos/serviços no mesmo lugar, maiores as chances de o consumidor comprar mais. E isso não significa fugir do seu ramo de negócio. A receita é pensar no que o seu cliente precisa, além do que você oferece, mas que tem tudo a ver com o seu produto e com o momento daquela compra.
Por exemplo: se você tem uma lavagem de veículos, pode pensar em oferecer polimento, higienização de bancos, e uma série de serviços afins. Também é possível pensar em agregar produtos, por exemplo, ao entregar um carro recém-lavado, há grandes chances de você conseguir vender um aromatizador, um acessório, palhetas novas. Assim, o aumento do ticket médio pode estar nos detalhes.
Organize e ofereça ofertas
Muitos produtos e serviços não têm saída pelo simples fato de que não são oferecidos ou ficam escondidos no ponto de venda. Para comprar, o cliente precisa ver e saber o que você oferece. Por isso é importante saber quais são os seus produtos campeões de vendas e pense em quais outros itens do seu mix podem ser levados na mesma compra.
Saiba que separar produtos por categorias é importante, mas uma organização rígida pode desperdiçar oportunidades. O cliente que compra um saco de terra em uma floricultura precisa enxergar, bem pertinho, as pazinhas de jardinagem, vasos, adubos, borrifadores.
E, se isso tudo estiver em outro canto da loja, essa associação não acontece. Facilite: exponha em conjuntos conforme a lógica de compra!
Amplie as possibilidades de compra
Preste atenção às gôndolas nos caixas de supermercados. Dificilmente alguém vai ao mercado para comprar especificamente o que está ali: um chocolate, uma lâmina de barbear, um gibi. Em geral, essa compra não é planejada e a venda ocorre por estar no lugar certo, no momento exato. Da mesma forma, ninguém vai ao cabeleireiro para comprar condicionador, à academia para comprar um squeeze, ao açougue para comprar carvão… Mas tudo isso tem apelo se exposto ao consumidor.
Faça uma lista, no seu negócio, desse tipo de produto: exponha, ofereça, observe o que cada cliente está comprando e lembre-se do que ele talvez precise.
Treine bem a equipe
Para aumentar o ticket médio você vai precisar de uma equipe bem treinada. Isso porque, com competência e habilidades aprimoradas, a equipe de vendas terá o conhecimento necessário para encontrar novas oportunidades de aumentar a receita do empreendimento.
Nesse sentido, orientar a equipe para fazer vendas agregadas é fundamental para elevar o ticket médio, e ainda é possível contar com estratégias de marketing para divulgar essas ações, o que aumenta as chances de sucesso.
Aproveite períodos sazonais
Datas como o Dia das Mães, Dia dos Pais e Natal são períodos sazonais importantes para a indústria e comércio. Aposte em promoções e na divulgação da sua loja para atrair mais clientes. Com isso, você aumenta o volume de consumidores na loja e, usando as estratégias que já citamos anteriormente, tem grandes chances de aumentar o ticket médio do seu negócio.
Foque na experiência do cliente
Com a popularização da internet e o fortalecimento do e-commerce, cada vez mais os gestores devem priorizar a boa experiência do cliente. Isso porque, se a concorrência é grande, uma forma de atrair e fidelizar clientes é oferecendo a eles vantagens e agrados que os façam escolher comprar na sua empresa. Isso também ajuda a agregar mais valor aos produtos e serviços, o que é fundamental para o aumento do valor médio das vendas.
Viu o que é o ticket médio e como calcular esse importante indicador de vendas? Usando as dicas deste artigo, todo o processo fica muito mais fácil, sendo que a frequência ideal de monitoramento do ticket médio pode ser estabelecida pelo gestor. No entanto, quanto maior a frequência, mais rápido será possível tomar as ações necessárias para corrigir as estratégias. Logo, considerar mensurações mensais do ticket médio é uma boa alternativa.
Se você gostou deste artigo, deixe o seu comentário!