Ícone do site Blog CDL Caxias

Planejamento estratégico 2019. Está na hora de começar?

Red dart target arrow hitting on bullseye with bokeh background, Accuracy business success concept

Sim!

Se você é empreendedor, provavelmente deve ter a sensação de que passa os dias correndo e resolvendo problemas, tentando dar atenção a tudo (na medida do possível) e fechar a semana de trabalho sem grandes complicações.

É até difícil, nesse cenário, pensar em planejar o ano que vem, quando você mal está conseguindo tempo para respirar e planejar o que ainda quer conquistar neste ano. Mas saiba que o quanto antes você começar o planejamento, mais fácil será de alcançar os seus objetivos para 2019.

É a partir do final do primeiro semestre, ou seja, a partir de agosto (portanto, agora), que as expectativas em relação à economia passam a estar mais definidas. As possibilidades de êxito nas estratégias de negócios aumentam com um ambiente menos incerto. Portanto, segundo especialistas, essa é a hora de começar.

Talvez você prefira esperar para outubro para fazer o planejamento do próximo ano, afinal, 2018 é ano de eleições presidenciais, e um novo cenário econômico pode se desenhar depois disso. Essa é uma opção também. O importante é que você não deixe para janeiro – o que muita gente faz, e o que é prejudicial ao crescimento da empresa.

Na hora que for planejar, analise o que tem dado certo e errado neste ano, reconheça as suas limitações (o que precisa melhorar) e os seus pontos fortes (que podem te ajudar a chegar mais longe), analise os concorrentes e o mercado (informe-se sobre as tendências) e dê atenção especial às finanças: como elas serão controladas em 2019? Será preciso economizar mais ou será um ano de investimentos na empresa?

Defina as metas. E as metas do ano que vem já podem começar a serem traçadas agora. Não adie!

Sair da versão mobile