Ícone do site Blog CDL Caxias

Gestão de energia para empreendedores

Fazer um dia valer por três. Você às vezes têm essa sensação?

Muitos empresários precisam lidar com o desafio de acompanhar o alto crescimento do seu negócio. Crescer é o sonho de todo o empreendedor, mas conseguir tomar as rédeas durante esse processo (sem se desgastar excessivamente), nem sempre é fácil. E, muitas vezes, nem todos estão preparados para isso.

A gente sabe que empreender exige tudo que você tem: tempo, energia e foco. Por isso, selecionamos algumas dicas do site Endeavor Brasil para que você não deixe que a ansiedade atrapalhe o seu momento, nem que o trabalho te deixe exausto a ponto de sua saúde sofrer as consequências. Esperamos que elas possam ser úteis!

Reunimos também algumas práticas e ferramentas úteis, ainda segundo o site, que ouviu diversos empreendedores de sucesso:

A meditação é uma forma de musculação para lidar com seus sabotadores. Uma rotina diária de meditação nos ajuda a exercitar o lado criativo, otimista e curioso da mente, nos guiando para a solução, compaixão e colaboração.

Felicidade é um estado interno de serenidade, não uma circunstância. Se você puder ajudar seu time a alcançar essa plenitude, por consequência, ele será mais produtivo, colaborativo e orientado à solução.

Equilíbrio é o exercício de extrairmos a felicidade de cada hora do nosso dia. O empreendedor pode gastar 14 horas do dia com seu negócio, mas estando presente mental e emocionalmente. Assim, desenvolve um olhar apreciativo.

Formar novos líderes ajuda o empreendedor a descentralizar. Novos líderes desafogam a operação, desenvolvem uma cultura de cabeça de dono e também agregam novos pontos de vista para a tomada de decisão.

Rotina matinal gere a energia exigida durante o dia. Meditação, visualização positiva do futuro, exercícios ou escrita livre são algumas das ferramentas que te preparam para o dia e as reuniões.

O líder se desenvolve quando abre espaço para feedbacks de toda empresa. Cada pessoa do seu time tem um gestor, mas quem te ajuda a se desenvolver? Use o feedback 360 como ferramenta para autodesenvolvimento.

A jornada de crescimento não precisa ser solitária se você tem mentores. Encontre alguém neutro e disposto a te ajudar. Marque encontros regulares, conheça seus benchmarks, compartilhe seus desafios e esteja aberto também para ouvir.

Envolva seus sócios e seu time em programas de autodesenvolvimento. Crescer é um processo coletivo. Abra espaço à vulnerabilidade e adquira uma postura de constante evolução, para que seu time reconheça seu esforço em crescer.

Cuide-se e faça tudo com planejamento! Você e sua equipe merecem o melhor!

Sair da versão mobile