No dia 14 de novembro de 2020, o Banco Central (BC) revelou que a quantidade de cadastros de chaves do PIX atingiu a marca dos 33,7 milhões. No entanto, mesmo aceitando cadastro desde o início do mês, o novo sistema só foi liberado no dia 16 de novembro. Desde essa data, o número de novos usuários não para de subir. Contudo, você sabe o que é o Pix?
Basicamente, essa ferramenta foi desenvolvida com a função de fazer transferências e pagamentos. A principal vantagem é a agilidade no tempo de movimentação, na qual o dinheiro é debitado quase em tempo real. Além do mais, não existe restrição de horários e dias da semana, permitindo ser usado a qualquer momento.
Para que você saiba mais sobre a importância desse tema, separamos neste artigo as principais informações. Continue a leitura e fique por dentro!
Quais as vantagens desse método de pagamento?
O Pix garante inúmeras vantagens para o usuário e foi criado para revolucionar as operações de venda do mercado. Para que você tenha uma ideia melhor, veja alguns benefícios gerados por essa ferramenta!
Instantaneidade
Um dos problemas que dificulta o fluxo de vendas e de negociações é a presença de horários e o tempo de espera para a conclusão de transferências e outras atividades financeiras. Como forma de melhorar a relação de venda, o Pix apresenta como primeira vantagem a instantaneidade, já que uma transação chega a durar menos de 10 segundos para ser concluída.
Pagamentos a qualquer hora do dia
Em comparação com outros recursos de pagamento, como o TED e o DOC, o Pix ganha vantagem ao permitir transações 24 horas e em todos os dias da semana.
Previsibilidade de receita
Outra vantagem garantida pelo Pix é a previsibilidade de receita. Isso porque a agilidade desse sistema em fazer as transações permite que o usuário defina, de forma prática, qual a data que será concluída a transferência.
Redução de taxas
Por fim, devemos citar também o benefício de ter menores taxas que os demais sistemas de pagamento. Isso porque não necessita usar bandeiras de cartão de crédito e/ou débito, possibilitando melhores lucros em vendas e negociações.
Como implementar o Pix no negócio?
O primeiro passo para implementar o Pix em seu negócio é consultar em qual categoria se encontra a sua instituição financeira. O Pix pode ser cobrado para PJ, mas há muitos bancos que isentam de cobrança as transações por meio dessa ferramenta. Além do mais, é necessário cadastrar as suas chaves. Elas são as identificações usadas para definir o endereço de cada conta no Pix.
Por último, prepare a sua loja virtual. Afinal, se você ainda não estruturou seus processos e gestão de vendas para aproveitar a tecnologia da melhor forma possível, não adianta querer obter lucros com as novidades do mercado. Desse modo, invista em campanhas de marketing tendo a finalidade de estimular o cliente a consumir e aproveitar as vantagens do Pix.
Portanto, essas foram as principais informações sobre o que é e quais as vantagens do Pix. Lembrando de que você pode usar o potencial do Pix de modo a estimular o consumidor a escolher esse método de pagamento. Isso pode ser feito por meio de campanhas de e-mail marketing com descontos especiais, por exemplo. Com isso, o cliente e a sua empresa aproveitarão as vantagens do Pix no processo de venda.
Gostou do artigo? Então, compartilhe este material em suas redes sociais para que seus amigos e familiares fiquem por dentro desse tema!