Toda empresa precisa construir um “canal” direto de comunicação com os seus clientes e com o mercado, já que isso é fundamental para a sobrevivência e, principalmente, para o crescimento da empresa. Ou seja, no atual cenário de serviços comerciais, percebe-se uma maior autonomia do público consumidor em escolher a melhor opção de oferta.
Com os avanços no meio de comunicação, com alguns “clicks” o cliente é capaz de ter acesso a vários serviços de empresas, tendo um panorama geral sobre as melhores opções. Sendo assim, os gestores devem buscar formas de usar essa realidade ao seu favor. Nesse caso, podemos pontuar a necessidade de conhecer os meios e estratégias certas para cada público.
Por isso, resolvemos listar 7 dicas fundamentais para construir uma comunicação direta com o cliente. Continue a leitura e fique por dentro de tudo!
1. Escute mais e busque feedback
Podemos começar ressaltando que um dos erros mais comuns é buscar feedback apenas após o fechamento do contrato. Isso porque esse costume acaba limitando as informações válidas que podem ser coletadas dos clientes. Ou seja, é importante saber o que o cliente está achando do andamento das atividades durante o percurso. Assim, você poderá corrigir erros antes que seu cliente firme uma opinião errada a seu respeito.
Se você quer garantir uma comunicação que traga resultados, fale menos e escute mais. Seu cliente quer ser ouvido e esta é, com certeza, a melhor forma de entender o que ele quer e o que ele não quer. Consequentemente, você terá maiores chances de oferecer o serviço ou produto que casa com a necessidade de seu cliente e de fechar contrato muito mais rapidamente.
2. Fale a mesma língua
Minutos após o primeiro contato, ou até mesmo antes disso, você será capaz de traçar um perfil geral sobre seu cliente, e isso será essencial para você nivelar o seu discurso com o dele. Falar a mesma língua de seu cliente é fundamental, e isso vale tanto para a complexidade do vocabulário quanto para os temas levantados.
Um advogado estará mais interessado em saber os detalhes legais do contrato do que sobre a arquitetura do imóvel, enquanto um executivo pode estar preocupado com uma possível desvalorização futura do imóvel, por exemplo.
Coloque-se no lugar de seu cliente, pense em qual tipo de informações ele gostará de saber e aprenda os jargões mais comuns para não cair em erros de interpretação — mas, se não entender algo, pergunte sem medo.
3. Invista em personalização
Investir na personalização do atendimento também é uma excelente forma de possibilitar a satisfação e fidelização dos seus consumidores. Isso pode ser realizado ao propor campanhas de atendimento que permitam conhecer melhor os vários perfis de clientes que utilizam os seus serviços. Ao ter esse entendimento, é possível oferecer serviços específicos que atenderão de forma efetiva aquele tipo de público.
4. Adote o omnichannel
A estratégia omnichannel é uma importante ferramenta quando o assunto é o aperfeiçoamento da relação com o seu público consumidor. Sendo assim, ela basicamente funciona utilizando de forma simultânea e interligada diversos canais de comunicação, tendo o objetivo de atingir de maneira efetiva os vários perfis de consumidores que possam existir dentro do seu nicho de mercado.
Para isso são utilizados canais no meio online e offline, de modo que se possa aprimorar a experiência do cliente tanto nas lojas físicas quanto nas virtuais.
5. Treine a sua equipe
Outra dica muito importante é realizar o treinamento da sua equipe segundo a política de atendimento e comunicação da sua empresa. Ou seja, para se ter bons resultados, os gestores devem repassar de forma clara e técnica a campanha de trabalho e as estratégias que serão utilizadas para construir uma comunicação direta com o cliente.
Dessa forma, a realização de treinamentos e reuniões corporativas com o intuito de capacitar os funcionários é bastante válida para a melhor produtividade do negócio e sucesso da sua marca no mercado.
6. Invista em tecnologia
Por fim, não podemos deixar de citar a importância de investir em artigos tecnológicos no seu ambiente de trabalho. Na atualidade, já existem diversas ferramentas que têm a capacidade de otimizar os processos de gestão de atendimento, filtrar dados e informações de clientes e gerir de forma automatizada diversas funções.
Empresas que não buscam aprimorar seus recursos acabam perdendo grandes oportunidades, podendo até mesmo ter a estagnação do seu negócio. Por isso, sempre busque investir em soluções que apresentam relevância para a sua modalidade de negócio.
Portanto, essas foram as principais informações e dicas de como construir uma comunicação direta com o cliente. Percebe-se que esses passos e procedimentos podem gerar grandes impactos para o seu negócio, de modo a melhorar a captação de leads e possibilitar melhores resultados da sua gestão de atendimento. Seguindo essas dicas simples, você tornará a sua comunicação mais eficiente e seus negócios ainda mais lucrativos.
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