Pesquisa projeta crescimento de 10,8% no ticket médio para o Dia dos Namorados
Com expectativa de gasto de R$ 286 por consumidor, data movimentará o comércio local nas próximas semanas. Vestuário e acessórios, itens de beleza, calçados e flores lideram as preferências de presentes
O Dia dos Namorados, última data comemorativa no primeiro semestre, traz otimismo para o comércio, de acordo com dados do Núcleo de Informações de Mercado da CDL Caxias. A pesquisa indica crescimento de 10,8% no ticket médio em relação a 2024, podendo chegar a R$ 286,30 por consumidor. Já a intenção de compras apresentou aumento de 6,7% passando de 43,1% no ano passado para 46% em 2025.
A maioria dos consumidores pretende adquirir ao menos um presente, com destaque para os segmentos de vestuário e acessórios (26,3%), itens de beleza (17,8%), calçados (14,1%) e flores (14,1%). Entre os que planejam gastar mais, 66,9% querem surpreender com presentes melhores, enquanto 17,5% afirmam que os produtos desejados estão mais caros, apontando também uma percepção de valorização dos mimos mais românticos.
Entre os entrevistados que não farão compras para o Dia dos Namorados, 81,7% afirmaram que não tem quem presentear. Outros 8,4% optarão por não comprar presentes, 6,9% estão sem dinheiro ou crédito e 3,1% apontaram outras prioridades.
Para a CDL Caxias, o crescimento do ticket médio demonstra uma combinação de maior disposição para presentear com a valorização da experiência afetiva. Mais de 86% dos entrevistados associam o romantismo à vontade de fazer surpresas, e 76,5% planejam atividades complementares como jantares românticos e passeios, além do presente.
Comércio local como preferência
Outro destaque da pesquisa é a preferência pelo comércio local. Dos caxienses ouvidos pela CDL Caxias, 62,8% pretendem comprar em lojas de rua no centro da cidade, 10,4% lojas de bairros e 10,2% lojas de shopping. A ambientação segue como um fator decisivo e 91,8% dizem que a decoração das lojas influencia na entrada e na decisão de compra, reforçando a importância da experiência sensorial no varejo físico.
Dos entrevistados, 42,7% afirmaram que iniciam as pesquisas uma semana antes da data, e 63,3% realizam comparações de preços e produtos. Quanto às formas de pagamento, o dinheiro lidera as preferências, com 28,4%, seguido pelo PIX (27,1%) e cartão de crédito (23%). Já os critérios mais valorizados na escolha do local de compra são o atendimento (40,1%), qualidade dos produtos (35,8%) e localização (13,9%). O WhatsApp vem crescendo como forma para receber e pesquisar informações, com 12,4% das preferências, enquanto que direto nas lojas vem tendo redução (20%), mas ainda é a principal escolha.
Sobre a pesquisa da CDL Caxias do Sul
A pesquisa de Dia dos Namorados 2025 da CDL Caxias foi realizada com 654 moradores de diferentes pontos da cidade, entre os dias 20 e 22 de maio de 2025. O levantamento tem índice de confiança de 95% e margem de erro de 5% para mais ou para menos.