Ícone do site Blog CDL Caxias

7 dicas de ouro de como vender nas redes sociais

Para alcançar novos clientes e expandir os negócios, as redes sociais são verdadeiras aliadas, mas nem todas as empresas sabem como vender nas redes sociais de forma estratégica, com planejamento e monitoramento de resultados.

Se você ainda não usa plataformas digitais para promover o negócio, não tem problema: todo mundo precisa começar de algum lugar. Para ajudar você nessa missão, vamos apresentar 7 dicas para começar a vender online. Quer saber mais? Vem com a gente! 

1. Defina em quais redes sociais vai vender

Para começar a vender na internet, o primeiro passo é escolher onde sua marca pode se destacar. Existem várias redes sociais, mas nem todas são ideais para o seu negócio.

Pense no perfil do seu público: se você tem um público mais jovem, o TikTok e o Instagram podem ser boas opções. Para um público mais profissional, o LinkedIn pode ser o caminho. Se você trabalha com produtos visuais, o Pinterest também funciona bem. O importante é focar nas redes que mais se alinham com o que você vende e onde seu público-alvo está mais presente.

Não é necessário estar em todas as redes sociais, então, você deve selecionar aquelas que fazem mais sentido para o seu negócio. 

2. Estude as redes sociais

É muito importante entender como cada rede social funciona. Cada plataforma tem suas características e formas de engajamento, e isso faz toda a diferença!

Seguindo com nossos exemplos, o Instagram é ótimo para quem tem um produto visual e quer criar uma conexão mais emocional com o público, por meio de fotos e vídeos. Já o Facebook é ideal para quem deseja construir uma comunidade e divulgar promoções ou eventos.

No TikTok, a tendência é criar conteúdo mais descontraído e viral, conferindo bastante visibilidade a um produto. O LinkedIn, por sua vez, é mais focado no networking e é interessante para quem vende produtos ou serviços para outras empresas.

Conhecendo essas diferenças, você consegue decidir onde investir mais tempo e energia, sempre considerando onde seu público está e como ele se comporta nessas redes.

3. Acompanhe o interesse do seu público

 O comportamento do consumidor tem sido cada vez mais estudado, especialmente quando colocamos o holofote em ambientes digitais. Para saber onde seu público está e com o que ele está interagindo, use as ferramentas que as próprias redes sociais disponibilizam, como o Instagram Insights e o Facebook Insights, por exemplo.

Além das análises das próprias redes sociais, é interessante acompanhar o que está em alta na internet. O Google Trends é uma ferramenta excelente para isso. Com ela, você pode pesquisar palavras-chave e ver o que as pessoas estão procurando no momento. Se você vende, por exemplo, roupas, pode buscar por “tendências de moda 2025” e ajustar suas postagens para falar sobre o assunto.

4. Analise o que a concorrência faz

Analisar a concorrência é o que há! Observe o tipo de conteúdo que gera mais engajamento, como os stories, fotos, vídeos ou promoções, e a frequência das postagens. Veja também como eles se comunicam com o público e como lidam com feedbacks, tanto positivos quanto negativos.

Outro elemento importante são as hashtags, então, liste as mais usadas pela concorrência. Além disso, ferramentas como SEMrush e Social Blade ajudam a monitorar as estratégias aplicadas pelos competidores, mostrando palavras-chave e o desempenho de campanhas de anúncios. 

5. Invista no vendarketing

O vendarketing é a união entre vendas e marketing, então, as ações de marketing são desenhadas para atrair e qualificar leads (pessoas ou empresas que demonstram interesse no produto ou serviço, geralmente fornecendo dados de contato.), enquanto as vendas buscam converter esses leads em clientes. O segredo é conduzir o público à decisão da compra. 

Para aplicar o vendarketing, combine conteúdo relevante nas redes sociais com ofertas específicas e chamadas para ação (CTAs) claras. Não deixe de criar um funil de vendas no qual cada interação nas redes sociais, como posts, stories ou anúncios, leve o potencial cliente a avançar na jornada de compra. 

6. Produza conteúdos autênticos

Já falamos um pouco de estratégia, agora é hora de colocar a mão na massa! Continuando nossa linha de raciocínio, conteúdos autênticos nas redes sociais criam uma conexão genuína com o público. Então, vá além das postagens promocionais.

Evite conteúdos muito forçados ou excessivamente promocionais. Em vez disso, foque em compartilhar dicas, experiências e até mesmo falhas (por que não?) que você aprendeu ao longo do caminho. A autenticidade atrai mais seguidores fiéis, pois eles percebem que sua marca é transparente e se importa com as necessidades deles.

Ideias de conteúdo

Aproveite para mostrar os bastidores do processo de produção, exibindo como os produtos são feitos, desde a escolha de materiais até a embalagem final. Pode ser um post simples, mas que valoriza o trabalho por trás do produto.

Depoimentos de clientes reais também são uma boa ideia. Compartilhe histórias ou vídeos de clientes satisfeitos falando sobre como seu produto ou serviço impactou a vida deles. Esse tipo de conteúdo gera confiança e prova social (um gatilho mental), incentivando outras pessoas a considerarem a compra.

7. Estabeleça um calendário de posts

Estabelecer um calendário de posts nas redes sociais é útil para manter a consistência e a organização nas publicações. Comece definindo a frequência de posts que você consegue manter (3 a 5 vezes por semana, por exemplo) e varie os tipos de conteúdo para manter seu público engajado.

Exemplo de calendário simples:

Use ferramentas como o Trello ou Google Calendar para organizar os posts, e ajuste o conteúdo com base nos resultados de engajamento que você for analisando. Isso te ajuda a estar sempre um passo à frente.

E essas foram nossas dicas de hoje. Esperamos que agora você tenha uma noção mais clara sobre como vender nas redes sociais. Como dissemos lá no início do texto, todos nós precisamos começar de algum lugar, então, que tal já aplicar essas dicas?

Apoiar o negócio de nossos associados sempre foi o propósito da CDL Caxias. Sendo assim, nosso portfólio de benefícios está sempre crescendo. Entre em contato e saiba como podemos ajudar você! 

Sair da versão mobile