Venda segura: 7 erros que precisam ser evitados

3 minutos para ler

Quando falamos em venda segura, estamos falando sobre um processo onde tanto quem vende quanto quem compra se sentem tranquilos e confiantes. Para isso, precisamos deixar tudo claro, falando sobre o pagamento e sobre os prazos de entrega, evitando complicações no caminho.

Uma venda segura faz com que ambas as partes saibam exatamente o que esperar, sem surpresas. Segurança nas vendas é mesmo um assunto muito importante, por isso, trouxemos uma lista com 7 erros para não cometer. Quer saber mais? Vem com a gente! 

1. Não analisar o crédito

Deixar de analisar o crédito do cliente pode trazer problemas com inadimplência. Verificar a capacidade de pagamento faz parte da boa gestão de cobrança e serve para evitar que a venda seja um risco financeiro para o negócio. Além disso, é uma forma de saber se o cliente tem condições de cumprir o que foi combinado.

2. Vender sem contrato

Uma venda sem contrato, é uma transação sem um acordo formal. Além da confusão que isso pode gerar, combinados como preços, prazos e responsabilidades, podem não ter validade. O contrato serve para esclarecer tudo e, em caso de algum desacordo, ajuda a resolver de maneira mais simples.

3. Falta de clareza nos termos

Sempre aborde claramente todos os termos da venda. O cliente precisa saber o que está comprando, com quais prazos e com quais condições. Evite letrinhas miúdas, pois, assim, o cliente mantém a confiança no processo e isso reflete no relacionamento dele com a marca.

4. Não confirmar dados

Confirmar os dados do cliente é uma maneira de evitar dores de cabeça. Sem isso, podem ocorrer problemas, como o envio de produtos para o endereço errado ou uma cobrança indevida.

A confirmação de dados é uma ação simples que minimiza a chance desses erros, além de ser uma proteção contra fraudes.

5. Não ser transparente nas condições de pagamento

Se o cliente não souber exatamente as condições de pagamento, pode ficar desconfiado. 

Fale de forma clara sobre as formas de pagamento, prazos e juros. Dessa forma, o cliente não fica perdido ou se sente enganado durante a compra.

6. Não treinar a equipe

Uma equipe despreparada pode cometer falhas durante a venda.

Investir no treinamento dos vendedores é uma forma de garantir que eles sabem exatamente como conduzir o processo, tirar dúvidas e atender os clientes da melhor forma possível. 

7. Ignorar o pós-venda

Ignorar o pós-venda prejudica a experiência do cliente e afeta a reputação do negócio. Manter contato após a compra, oferecer suporte quando necessário e garantir que o cliente está satisfeito com o produto ou serviço é base para construir um relacionamento de confiança. 

Evitar esses erros e tomar cuidados com cada detalhe é o que faz uma venda segura. Quando cada passo é feito com atenção, como analisar o crédito, esclarecer os termos e treinar bem a equipe, a empresa desfruta de segurança na venda e pode estender isso aos compradores. 

Vamos continuar falando sobre a qualidade no pós-venda? Confira o nosso texto sobre devolução de mercadoria de compra online e saiba mais! 

Você também pode gostar

Deixe um comentário