O Business Model Canvas (BMC) é uma das metodologias mais faladas ao pensar em abrir um negócio ou reestruturar empreendimentos que já existem. Porém, apesar de popular, nem todo mundo sabe exatamente do que se trata esse conceito. Você consegue responder à pergunta: “Canvas, para que serve?”
Adiantamos que o Canvas ajuda a nortear o negócio, encontrando pontos-chave de sua estrutura, mas há muito mais envolvido. Quer saber mais? Vem com a gente!
O que é o Canvas?
O Canvas é um modelo de mapeamento usado para descrever aspectos que precisam ser avaliados para entender o panorama de uma organização dentro do contexto de mercado e atuação.
Para modelar empreendimentos, existe o plano de negócios, que é um documento completo, onde você coloca por escrito toda a estratégia do seu negócio. Como é um plano bem detalhado, pode dar um pouco de trabalho para fazer e quem tem menos experiência nem sempre consegue fazer sozinho.
Nessa linha, o Business Model Canvas é uma ferramenta que ajuda a definir o modelo de negócio, sendo uma base para o plano de negócios e dando uma visão clara dos objetivos e recursos da empresa.
Para que serve o Canvas?
O Canvas serve para ter uma visão sistêmica da sua proposta de negócio sem a necessidade de elaborar um plano de negócio a princípio, em outras palavras, o BMC é um “esqueleto” do plano de negócios.
Com ele, é possível identificar 4 aspectos do projeto ou da empresa:
- clientes;
- oferta;
- infraestrutura;
- viabilidade financeira.
Com base nisso, podemos definir:
- o segmento de clientes;
- a proposta de valor;
- os canais;
- o relacionamento com clientes;
- os recursos;
- as atividades e parceiros;
- as estruturas e fonte de receita.
É importante entender que o Canvas não aprofunda com exatidão cada tema. Ele apresenta o todo de uma forma simples e prática.
Sendo assim, a ferramenta não substitui o planejamento estratégico, porém, pode ser a resposta para profissionais que querem ter mais autonomia e certeza na tomada de decisão.
Canvas: para que serve na prática + exemplos
No Canvas, os elementos são divididos em duas partes: a parte esquerda, que está relacionada à criação de valor (recursos, atividades e parcerias), e a parte direita, que foca na captura de valor (canais, relacionamentos com clientes e fontes de receita).
Confira o resumo dos quadrantes a seguir para entender para que serve o Canvas na prática!
Segmentos de clientes
Aqui você define os grupos de pessoas ou empresas que quer atender, considerando informações como idade, localização, comportamento etc.
Exemplo: pequenas empresas e startups.
Proposta de valor
São os produtos ou serviços que a empresa oferece para resolver problemas dos clientes ou atender as necessidades deles.
Exemplo: designs criativos e personalizados para ajudar empresas a atrair mais clientes.
Canais
Canais, como o nome sugere, fala sobre os meios que a empresa usa para se comunicar, vender e entregar produtos ou serviços aos clientes.
Exemplo: online, por meio do site e redes sociais, com suporte via e-mail e chat ao vivo.
Relacionamento com clientes
Define como a empresa se relaciona com os clientes, desde o primeiro contato até o pós-venda.
Exemplo: atendimento personalizado com consultoria via chat, e-mails de acompanhamento e feedback.
Fontes de receita
As fontes de receita mostram como a empresa ganha dinheiro, como vendas, assinaturas ou anúncios.
Exemplo: pacotes de design sob demanda e assinaturas mensais para serviços contínuos.
Recursos-chave
Sem os recursos-chave, a sua empresa não opera, simples assim! Essa lista pode ser composta por equipamentos, matéria-prima, conhecimento, pessoas e dinheiro, entre outros.
Exemplo: designers qualificados, software de design gráfico e uma plataforma online funcional para os clientes.
Atividades-chave
O que a empresa precisa executar para ter sucesso? Produzir, vender, entregar e/ou dar suporte ao cliente, enfim, tudo isso pode entrar nessa categoria.
Exemplo: design de materiais, marketing digital e suporte ao cliente.
Parcerias-chave
Nas parcerias-chave, temos empresas ou pessoas com quem o negócio se alia para alcançar seus objetivos.
Exemplo: fornecedores de software de design e influenciadores de redes sociais para promoção de serviços.
Estrutura de custos
Para entender essa estrutura, elencamos todos os custos da empresa, como os de produção, marketing e distribuição.
Exemplo: salários dos designers, licenças de software e despesas com marketing digital.
Quais são os principais benefícios do Canvas?
Os principais benefícios do BMC são a simplicidade e a clareza para visualizar um modelo de negócios, além de ser útil tanto para gestores experientes quanto para empreendedores que estão começando a tocar o negócio agora.
Então, a ferramenta colabora para entender melhor os elementos fundamentais da empresa, facilitando a comunicação e o alinhamento da equipe, já que todos podem visualizar e interagir em um mesmo esquema.
Como o Canvas pode ajudar meu negócio?
O Business Model Canvas também é um método flexível, que pode ser ajustado conforme o negócio evolui, evidenciando lacunas ou áreas de melhorias. Por ser visual e de fácil compreensão, torna o processo de planejamento estratégico mais acessível e menos complexo.
Então, agora você já conhece o Canvas e sabe para que serve: ajudar negócios ao simplificar o planejamento estratégico, oferecendo uma visão clara de como a empresa funciona.
Por aqui, sempre estamos trazendo informação relevante para ajudar você a gerenciar sua empresa.
