Como montar um combo promocional para vender para seus clientes?

3 minutos para ler

O combo promocional é uma seleção de produtos, normalmente relacionados entre si, vendidos juntos por um preço mais convidativo para o consumidor. Esse tipo de promoção traz uma série de vantagens tanto para o cliente, quanto para a sua empresa.

Os kits promocionais, além de permitirem a oferta de produtos parados no estoque, despertam maior interesse no consumidor — que tem a percepção de pagar mais barato em cada item, o que, de fato, acontece. Isso também ajuda na fidelização, já que esse cliente volta ao seu estabelecimento em busca dessa vantagem.

Sendo assim, preparamos este post com algumas dicas exclusivas sobre como montar combos promocionais infalíveis para ajudar você a aumentar suas vendas. Confira!

Conheça o seu consumidor

O primeiro passo para montar um kit promocional vendável é conhecer os hábitos de consumo do seu cliente. Para isso, os próprios registros de vendas do seu negócio serão muito úteis para o cruzamento de informações sobre os itens que costumam ser comprados juntos e com que frequência são comprados.

Nesse caso, um bom software de gestão, capaz de gerar relatórios com filtros personalizados, será de grande ajuda para deixar você a par de como é o consumo do seu cliente.

Ofereça valor ao cliente

Não adianta criar kits promocionais apenas para desencalhar itens parados no estoque se eles não tiverem, de fato, alguma utilidade para o seu cliente. Portanto, eles precisam ser montados de forma lógica para que o cliente veja a vantagem na compra do kit.

Por exemplo, em uma farmácia em tempos de pandemia, a venda de combos de máscaras descartáveis com frascos portáteis de álcool gel gera comodidade para o cliente.

Identifique os produtos certos

Como no exemplo que você acabou de ler, é necessário descobrir quais produtos atenderão às necessidades de consumo que você identificou no estudo dos hábitos dos seus clientes. Os produtos que compõem o combo promocional precisam fazer sentido, por isso, não podem ser escolhidos aleatoriamente. Os itens devem estar relacionados e se complementarem.

Aproveite para vender itens parados

Uma das grandes vantagens dos combos promocionais para a empresa é justamente o fato de eles permitirem impulsionar a rotatividade de itens parados no estoque ou, ainda, que estão próximos à data de vencimento, por exemplo.

Basta imaginar um supermercado com um estoque de queijo ralado para vencer. Ele pode criar kits promocionais com a massa, o molho e o queijo e, desse modo, vender o produto em estoque ao mesmo tempo em que oferece mais comodidade ao cliente.

Como você viu ao longo deste post, os combos promocionais são vantajosos para todos os envolvidos na transação de compra e venda de produtos. Embora seja comum a confusão, é preciso deixar claro que o kit não é uma venda casada, ao contrário disso, ele é tratado como um produto só composto por itens complementares. Desse modo, o cliente ganha e você gira o seu estoque com mais facilidade.

Agora que já sabe como montar um combo promocional incrível, descubra o que fazer após fechar a venda para fidelizar o seu cliente!

Você também pode gostar

Um comentário em “Como montar um combo promocional para vender para seus clientes?

Deixe um comentário