7 tipos de prestação de serviços que existem e suas características

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O setor de serviços é um dos mais importantes da economia brasileira. Ele é responsável por entre 65% a 70% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional.

Essa é uma atividade econômica na qual uma empresa ou um profissional oferece habilidades, conhecimento ou tempo em troca de pagamento. Ele não tem um produto físico, então seu valor é estabelecido de acordo com a utilidade ou benefício que entrega.

Um dos seus diferenciais é sua variedade de oportunidades, permitindo diversificar as opções para quem deseja empreender. Porém, para escolher a área que deseja atuar, é importante conhecer os principais tipos de prestação de serviços.

Confira a seguir 7 opções e tire suas dúvidas sobre esse assunto!

1. Conserto

Os profissionais dessa área trabalham com reparos em diferentes tipos de produtos: eletrodomésticos, eletrônicos, roupas, calçados, móveis, entre outros. É uma das áreas mais tradicionais justamente pela sua importância.

Afinal, esse tipo de serviço ajuda a resolver problemas urgentes no dia a dia. Ele exige um alto conhecimento técnico dos profissionais, além de ter uma alta procura quando os clientes confiam na agilidade e na capacidade de resolução do negócio.

2. Aluguel

O setor de aluguel de bens é bastante diversificado: há opções desde imóveis a equipamentos de som, roupas de festa, brinquedos para eventos, ferramentas, aparelhos celulares, salões de festa, entre outros.

Ele tem crescido bastante diante de uma mudança de mentalidade do consumidor, que prefere locar um bem quando precisar e não ter que arcar com manutenção e reparos. É o caso, por exemplo, da locação de carros, que tem aumentado consideravelmente, especialmente nos grandes centros.

3. Procedimentos estéticos e de beleza

O mercado de beleza é um dos que mais cresce no Brasil e em todo o mundo. A previsão é que ele alcance renda de US$ 8,5 trilhões até 2027. É um setor que abrange as atividades de cabeleireiros, manicures, barbeiros, esteticistas, maquiadores, entre outros profissionais.

Essa é uma área diversificada, que permite tanto criar seu próprio negócio quanto trabalhar de forma autônoma. Porém, exige cuidados com a formação e estar sempre atualizado sobre as principais técnicas do mercado.

4. Educação

Com as tecnologias digitais, a prestação de serviços educacionais expandiu bastante, indo além das escolas e faculdades. Hoje, esse setor envolve aulas particulares, reforço escolar, cursos técnicos, profissionalizantes, treinamentos corporativos e a venda de cursos por especialistas.

O avanço tecnológico permitiu que essa área se expandisse com serviços online. Quem trabalha nessa área consegue, por exemplo, prestar serviço para todo o Brasil e, até mesmo, para alunos fora do país.

5. Cuidados pet

O setor de serviços para pet dobrou no Brasil em uma década, sendo o terceiro maior mercado do mundo. Essa área abrange a realização de banho e tosa, pet sitter, adestramento e até hospedagem para animais.

Os profissionais precisam ser não só especializados, mas também atuarem com sensibilidade, para prestar todo o cuidado necessário com os animais. Lembre-se de que a fidelização aqui acontece baseada na confiança e carinho do prestador com os bichinhos.

6. Entretenimento

Eventos, música ao vivo, recreação infantil, produção cultural e organização de festas fazem parte do segmento de serviços de entretenimento. É um campo que exige criatividade, planejamento e capacidade de lidar com imprevistos.

Além disso, a experiência do cliente é o principal diferencial desse setor. É preciso sempre estar atento para manter o público engajado e satisfeito.

7. Transporte

Com o surgimento dos aplicativos de transporte, os serviços dessa natureza cresceram bastante. Mas, além do deslocamento de pessoas, também há possibilidade de atuar com prestação de serviços para entregas, fretes e mudanças.

Neste artigo, apresentamos a você os 7 principais tipos de prestação de serviços, mas ainda há muitos outros no mercado. Para começar a empreender nessa área, é importante se preparar para isso.

Então estude sobre quem é seu público-alvo, capacite-se para oferecer o melhor serviço possível, formalize seu negócio, faça uma boa gestão financeira e divulgue-o nos canais e redes sociais certos.

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