Confira 7 dicas para o lançamento de coleção de calçado de sucesso

É hora de fazer o lançamento de coleção de calçados? Então cuide para aproveitar esse momento estratégico para aumentar as vendas da sua loja e gerar um impacto real nos lucros do seu negócio.
Para ser bem-sucedido nessa jornada, o planejamento precisa vir antes da empolgação. Afinal, uma nova coleção envolve muito mais do que criar produtos bonitos: é preciso entender o seu público, acompanhar o comportamento do mercado, entre outros detalhes.
Com as dicas certas, é possível aproveitar esse momento e conquistar clientes que voltarão depois para novas compras em sua loja de calçados.
Hoje, vamos mostrar a você como identificar o melhor momento para esse lançamento e quais estratégias usar para conquistar os resultados esperados. Veja a seguir!
Descobrindo se é hora de fazer um lançamento de coleção de sapatos
Antes de começar a produção, é importante saber: esse é o melhor momento para preparar essa nova coleção? O seu público está sinalizando o interesse por novidades?
Além desse ponto, você deve analisar alguns sinais que vão indicar se realmente é a hora certa:
- se está perto de trocas de estação ou datas comemorativas importantes;
- se o estoque da coleção atual chegando ao fim;
- se é necessário ampliar o mix de produtos;
- se no acompanhamento de tendências mostra que há novas demandas do consumidor;
- se há tendências da moda que estão surgindo e não são contemplados pelas coleções antigas;
- se a sua loja consegue fazer um planejamento estratégico com foco em inovação.
Caso não tenha essa segurança, lançar uma coleção pode ser arriscado, tanto acerca de investimentos financeiros quanto sobre posicionamento de marca.
7 dicas para realizar um lançamento de nova coleção de sucesso
Avaliou que é o momento certo de fazer uma nova coleção? Então planeje o lançamento passo a passo para ter o melhor retorno possível.
Para isso, separamos 7 dicas que vão ajudá-lo nesse momento. Veja a seguir!
1. Desenvolva um cronograma
O cronograma é o coração de todo lançamento. É ele que ajudará na organização de etapas, definição de prazos, atribuir a responsabilidade de cada pessoa e evitar atrasos e atropelos.
Porém, para que esse calendário funcione, é preciso que ele seja bem-estruturado. Ele deve contemplar:
- prazos de criação e produção;
- datas para ensaios fotográficos e produção de material promocional;
- períodos de pré-lançamento;
- ações de divulgação e pós-lançamento.
2. Pesquise as tendências do mercado
Antes de criar a coleção, olhe para o mercado atual e veja o que ele está pedindo e as tendências do momento. Quais cores estão em alta? Quais modelos ganharam espaço nas passarelas ou nas redes sociais?
Observar todos esses pontos ajuda, inclusive, a despertar ainda mais a criatividade e criar peças únicas, se destacando dos seus concorrentes. Nesse mercado, esse é um ponto importante, já que os clientes estão em busca de peças diferenciadas.
Uma forma de se manter atualizado é acompanhar as feiras do setor, revistas especializadas, eventos de moda internacionais, conteúdos de influenciadores e criações de concorrentes diretos. Isso ajuda a alinhar a coleção com as preferências do público, sem perder a originalidade da sua marca.
3. Determine o público-alvo
Para criar uma coleção que vai encantar o coração dos seus clientes, é preciso conhecer bem o público que deseja atingir. Veja quais são as preferências deles sobre modelos, materiais, cores, entre outros.
Além disso, fique de olho no estilo de comunicação e canais de venda, pois ajudará, depois, a pensar na divulgação da coleção. Afinal, quando ela é pensada para o público certo, há muito mais chance de sucesso nas vendas, além de fortalecer o posicionamento da marca.
4. Escolha as referências temáticas
Toda coleção tem uma identidade própria, mas ela não nasce do zero. Ela pode (e deve) ser inspirada em referências importantes da moda ou do tema da coleção. Isso ajuda a criar uma narrativa visual forte e coerente.
As referências podem vir de:
- estações do ano;
- movimentos culturais ou artísticos;
- movimentos e tendências da moda;
- emoções ou experiências;
- estilo de vida do público.
Lembre-se de ter o máximo de referências possíveis e guardá-las. Isso ajudará a definir o conceito da campanha visual, do nome da coleção e, até mesmo, da vitrine.
5. Conte com bons fornecedores
Escolher fornecedores de confiança garante qualidade nas peças, cumprimento de prazos e segurança no planejamento da campanha. Isso vale para matéria-prima, produção, embalagens e transporte.
Então, busque parcerias que tenham um histórico de confiança no mercado, avaliando reputações e se há reclamações. Além disso, mantenha uma boa comunicação com todos os envolvidos.
Assim, você reduz imprevistos e consegue manter o cronograma em dia.
6. Priorize a exclusividade
Em um mercado tão competitivo, ter um diferencial único da sua coleção faz toda a diferença. Apostar em produtos exclusivos, edições limitadas ou modelos com acabamento especial é uma forma de valorizar a coleção e atrair um público mais fiel.
7. Faça uma apresentação caprichada
Está com tudo pronto? É hora de planejar o lançamento da nova coleção. Isso precisa ser um evento, mesmo que online. Esse é o momento de pensar em uma apresentação que gere impacto e encante o público.
Invista em:
- catálogos bem-produzidos;
- ensaios fotográficos profissionais;
- eventos presenciais ou transmissões ao vivo;
- ações promocionais com influenciadores ou parceiros locais.
Divulgando a nova coleção de forma estratégica
Além do lançamento, ao colocar a coleção no mundo, também é importante pensar em como divulgar a novidade para seus potenciais clientes. Então, pense em uma boa estratégia para potencializar seus resultados.
Uma boa dica é fazer ações nos canais em que o seu público está presente: redes sociais, WhatsApp, vitrines virtuais, catálogos online, parcerias com influenciadores e ações dentro da loja física.
Além disso, explore a criatividade. Inspire-se, também, em ações que foram bem-sucedidas de outros parceiros e pense em uma campanha única e própria. Lembra do conceito criado com as referências que viu anteriormente? É hora de usar tudo isso para a sua divulgação.
Outras dicas que podem ajudar são:
- comece com teasers antes do lançamento;
- traga estratégias de marketing digital para o setor de moda;
- prepare um cronograma de postagens e campanhas pagas;
- ofereça benefícios exclusivos para os primeiros compradores;
- incentive os clientes a compartilharem suas experiências com os produtos.
O lançamento de coleção de calçados é uma ótima oportunidade para fortalecer a imagem da sua loja, atrair novos clientes e, claro, aumentar o faturamento. Mas, para isso acontecer, é preciso planejar cada etapa com atenção, até a divulgação.
Com as dicas que vimos aqui, você conseguirá fazer um lançamento de sucesso e conquistar a atenção e fidelização do seu público. Assim, seus lucros vão aumentar e os investimentos virão com mais naturalidade.
Gostou deste artigo? Se você quer mais dicas para alavancar seu negócio, siga os nossos perfis no Facebook, Instagram e LinkedIn e acompanhe nossos conteúdos no seu feed.

