Dia do cliente:  veja 5 dicas para melhorar o relacionamento com o seu

Pense quanto tempo do seu dia você passa lidando com seus clientes. Para o bem-estar de todos, é melhor que esse relacionamento seja tranquilo, amigável e saudável, certo? Saber se relacionar bem com seus clientes pode trazer resultados incríveis para o seu negócio. Veja a seguir 5 dicas que preparamos na semana do Dia do Cliente (15 de setembro) para te ajudar.

1. Não deixe que a falta de comunicação acabe com esse “casamento”. A relação entre você e seu cliente tende a ficar mais fácil com o passar do tempo. Se você trabalha com serviços e possui um cliente há alguns anos já deve ter percebido que foi ficando cada vez mais fácil lidar com ele, já que você já sabe do que ele gosta e não gosta. Por isso é comparado a um um casamento: você aprende a lidar melhor (ou pelo menos deveria aprender) conforme os meses e anos vão passando. E, assim como um relacionamento, essa relação entre empresa e cliente precisa de constante comunicação. Leia de novo sobre “Clientes x Razão. Como ganhar essa briga?” aqui.

2. Mantenha a paciência e a educação. Sempre. Mesmo com aqueles clientes mais difíceis, saiba que com conversa, calma e tranquilidade é possível trabalhar junto e garantir o que ele precisa, sem se estressar (muito) no processo. Trate-os como você gostaria de ser tratado. Leia mais sobre isso no texto “Como criar um bom relacionamento com o cliente?” 

3. Demonstre que o cliente pode confiar em você, em seu trabalho e sua equipe. Faça um trabalho à altura: não o decepcione. Se cometer algum erro, conserte-o rapidamente.

4. Peça um feedback: a melhor maneira de saber que você está acertando (ou não) é conversando com seu cliente. Pergunte o quão satisfeito ele está com o trabalho e o que pode ser feito para melhorar. E, muito importante: use esse feedback para fazer mudanças e proporcionar um serviço melhor!

5. Seja atencioso. Você não precisa estar disponível 24 horas por dia para o cliente, mas eventualmente, agende uma reunião cara a cara e mantenha a comunicação por telefone e email constante. Não o deixe no vácuo e esforce-se para resolver o que ele solicitar. O cliente precisa saber que você está realmente interessado nele e em seu negócio. E é melhor que você esteja mesmo: só assim será possível oferecer a ele um bom trabalho.

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