11 dicas para processos de recrutamento e seleção

Com a reaquecida do mercado de trabalho, os processos de seleção de emprego voltam a ganhar força.

Para quem deve passar por uma entrevista de emprego em 2019, listamos algumas sugestões que podem ajudar para uma boa impressão. Confira:

1. Pratique a empatia: tente enxergar o modo de trabalho do recrutador (aquele que receberá a candidatura), imagine o que ele vê e o que ele precisa com essa nova contratação.
  2. Tenha um currículo atualizado, organizado e sucinto. Não é necessário colocar pequenos cursos feitos há muitos anos, especialmente se eles não contribuírem para a vaga em questão.
  3. Seja simpático. Ao chegar na entrevista, olhe os recrutadores nos olhos, sorria. A entrevista pode ser um momento de conversa agradável, não necessariamente algo para deixar todos nervosos. Seja você mesmo.
  4. Após a entrevista mantenha seu telefone acessível. Caso o empregador precise entrar em contato com você para alguma dúvida, ou até mesmo para anunciar a contratação, é preciso que você atenda o seu telefone rapidamente.
  5. A aparência importa na hora da entrevista: tudo bem se você gosta de usar chinelos, mas o momento de uma entrevista formal de emprego não é para eles. Nem para bonés, roupas muito curtas e decotadas, perfumes fortes e maquiagem carregada. Deixe essas escolhas para os momentos que estiver em casa ou no lazer, mas fora dos momentos de trabalho.
  6. Não use o celular no momento do encontro com os recrutadores (a não ser, é claro, que seja solicitado.
  7. Não chegue na empresa sem saber nada sobre ela. Esteja preparado para a pergunta: “O que você sabe sobre a nossa marca?”
  8. Se tiver experiências de trabalho anteriores, fale sobre elas na entrevista e deixe claro em como elas podem ter te preparado para essa nova vaga.
  9. Saiba que além de responder as perguntas dos recrutadores, você pode fazer perguntas a eles também. Inclusive, muitos gostam quando isso acontece, porque transparece que o candidato está mais interessado na empresa e na vaga.
  10. No mundo de hoje, é difícil separar a vida das redes sociais, então tome cuidado com as suas. O recrutador provavelmente dará uma olhada (antes ou depois da entrevista) em seu perfil de Facebook. Cuidado com o que você posta nele. É bom também ter um Linkedin atualizado.
  11. Chegue na hora marcada! Não se atrase. E se chegar muito antes do horário, espere até a hora de anunciar a chegada.

Agora é com você! Boa sorte!