Empreendedor: 5 dicas para construir uma boa imagem na internet

O que será que seu Facebook pessoal e seu perfil do Linkedin dizem sobre você? Hoje em dia, para o bem ou para o mal, somos julgados pelo o que as nossas redes sociais mostram. E até não estar presente nelas já é motivo para julgamento. Estabelecer uma boa imagem na internet pode ser um grande desafio para empreendedores (até porque a definição de “boa” é relativa). Vamos ver se conseguimos te ajudar com algumas dicas:

1. Lembre-se que se você é empreendedor, o seu negócio está diretamente ligado ao seu nome. Para quem lê o que você posta, não há exatamente uma diferenciação entre você, pessoa, e você, empresa. Por isso, sempre pense bem na hora de se expor nas redes sociais. Que imagem você estará passando com esse post, essa foto? Apesar de parecer que a sua rede social é acompanhada apenas por algumas pessoas conhecidas (quase sempre as mesmas), não é possível ter a real dimensão de quantas pessoas estão vendo os posts. Normalmente, a visibilidade é muito maior do que a imaginada. Tenha isso em mente.
  2. Seja autêntico. Não tente passar na internet a imagem diferente do que a realidade. Não crie um personagem (pois vai ser difícil mantê-lo). Sua imagem e suas postagens devem condizer com seus valores. Não tenha medo de ser você, mas…
  3. Não é possível falar tudo o que pensa nas redes sociais. Tente manter-se longe de polêmicas, especialmente as políticas, se possível.
  4. Se receber comentários nos seus posts (críticas ou elogios), sempre os responda educadamente. Mas fuja das respostas padrão: não responda a mesma coisa para todos (isso mostra que você não se importa tanto assim). Personalize as suas respostas, isso vai incentivar novas interações.
  5. Não tenha medo de fazer um marketing pessoal. Muitos empreendedores afirmam que “não gostam de se expor”, mas um grande benefício das redes sociais é justamente ser essa plataforma para transmitir notícias e novidades profissionais. Use-as para isso. Mas claro, sempre com humildade. Se uma grande meta da sua empresa foi alcançada, não esqueça de agradecer a toda a equipe envolvida nesse projeto. Não assuma toda a responsabilidade sozinho, você pode ser ser mal interpretado. Exponha as suas conquistas. Mas faça isso com consciência e moderação.

E aí, nossas dicas te ajudaram? Deixe seu comentário ou sugestão.