Aumente sua produtividade com a Gestão de Tempo!

Produtividade é a bola da vez, você já reparou o quanto a hora passa e nós estamos sempre sem tempo, atrasados, desesperado pelo fato do dia não render tanto quanto esperamos? A promessa de uma nova semana diferente da anterior é sempre a mesma, mas e se dissermos que é possível fazer seu tempo render mais e melhor se você aprender como gerenciá-lo?

O tema de hoje é a gestão de tempo e para isso separamos algumas dicas infalíveis para você começar bem seu dia ou semana, mas lembre-se, que tudo depende de você!

GESTÃO DE TEMPO

Mas enfim, o que é a gestão do tempo? Gerenciar seu tempo é o ato de executar um controle consciente e planejado do quanto tempo é gasto em determinadas atividades buscando ampliar a eficiência, efetividade e também a produtividade. Utilizando a gestão de tempo é possível maximizar o conjunto de atividades demandadas em um determinado período de tempo.

Esta pode ser aplicada a tarefas rotineiras, durante o desenvolvimento de projetos e qualquer ação que exija uma data limite. Engana-se que este tipo de ferramentas serve apenas e somente para atividade do trabalho, sendo possível aplicar a mesma nas suas rotinas pessoais como em tarefas domésticas por exemplo.

Na gestão de tempo existem métodos, processos e ferramentas para auxiliá-lo a determinar o tempo de realização de cada etapa. Aqui veremos algumas técnicas para que você possa aplicar ao seu dia a dia.

·         Liderança estratégica:

Delegar tarefas é a forma ideal de tirar o peso de suas costas e fazer seu dia mais produtivo. Você tem uma equipe espetacular que pode se tornar seu braço direito em muitas atividades. Mas para isso é necessário gerenciar e não simplesmente passar a atividade e dizer: “Toma que o filho é seu!”.

A liderança estratégica tem foco no futuro, considerando longo prazo. A partir de um calendário, o gestor determina resultados de curto ou longo prazo, inserindo sua visão do que pode ser feito para que as atividades ocorram com eficácia. Sendo esta uma forma de administrar sua rotina e estar seguro que as pessoas designadas para determinadas tarefas têm tudo esclarecido para que os objetivos propostos sejam alcançados. Tire o máximo do operacional e inicie por aqui a sua gestão de tempo.

·         Mensure o tempo perdido:

Quanto tempo você gasta em determinadas atividades? O que seria possível melhorar? Calcule o tempo pobre, este é o tempo em que você utiliza para atividades que consomem muito de sua energia, como reuniões externas por exemplo. É importante lembrar que gerir o tempo não é algo que do dia para a noite você estará fazendo com sucesso, já que esta é uma metodologia nova que estará adotando a sua rotina. Mas não se preocupe em torno da quarta ou quinta semana você já estará adaptado.

·         Listas de tarefas estratégicas: 

Não pense apenas no dia de hoje, busque programar tudo o que será feito durante a semana ou no período de 3 dias. Pense que definindo essas estratégias, além de fazer a gestão do tempo, planejando sua semana, será possível determinar o que será feito ao longo do dia, e ter o controle das urgências e saber lidar com elas, permitindo que você não se torne escravo de seu próprio negócio. Como informamos anteriormente é possível traçar um mapeamento onde você pode identificar as tarefas que competem mais urgência ou nenhuma.

Dentro de sua lista estratégica busque definir: Quais atividades demandam mais tempo para ser realizadas e consequentemente concluídas? Quais as suas dificuldades perante o processo de produção? Quais os hábitos que prejudicam minha produtividade? E por fim se questionar – O que tem feito para otimizar seu desempenho?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s