Construa uma comunicação direta com o seu cliente

Toda empresa precisa construir um “canal” direto de comunicação com os seus clientes e com mercado, isso é fundamental para a sobrevivência e, principalmente, crescimento da empresa. Mas para isso é necessário conhecer os meios e estratégias certas para cada público.

Por isso, resolvemos listar algumas dicas fundamentais para melhorar a comunicação entre você e o seu cliente:

Escute mais

Se você quer garantir uma comunicação que traga resultados, fale menos e escute mais. Seu cliente quer ser ouvido e esta é, com certeza, a melhor forma de entender o que ele quer e o que ele não quer. Consequentemente, você terá maiores chances de oferecer o imóvel que casa com o sonho de seu cliente e de fechar contrato muito mais rapidamente.

Busque feedback

Um dos erros mais comuns é buscar feedback apenas após o fechamento do contrato. No entanto, é importante saber o que o cliente está achando do andamento das atividades durante o percurso. Assim, você poderá corrigir erros antes que seu cliente firme uma opinião errada a seu respeito.

Fale a mesma língua

Minutos após o primeiro contato, ou até mesmo antes disso, você será capaz de traçar um perfil geral sobre seu cliente. E isso será essencial para você nivelar o seu discurso com o dele. Falar a mesma língua de seu cliente é fundamental, e isso vale tanto para a complexidade do vocabulário quanto para os temas levantados.
Um advogado estará mais interessado em saber os detalhes legais do contrato do que sobre a arquitetura do imóvel, enquanto um executivo pode estar preocupado com uma possível desvalorização futura do imóvel, por exemplo.

Coloque-se no lugar de seu cliente e pense que tipo de informações ele gostará de saber e aprenda os jargões mais comuns para não cair em erros de interpretação – mas, se não entender algo, pergunte sem medo.

Seguindo essas dicas simples, você irá tornar sua comunicação mais eficiente e seus negócios ainda mais lucrativos.