5 dicas para reter talentos na sua empresa

As pessoas são peças fundamentais para a boa gestão. Mas conquistar o comprometimento dos colaboradores não é tarefa fácil. Treinar, repassar os valores, os objetivos e a cultura da empresa, orientar sobre os processos e os padrões de trabalho são atividades que consomem tempo. Muitas vezes, as empresas investem recursos no treinamento de seus funcionários e, muitas vezes, percebem que prepararam equipes para os concorrentes.

Para conseguir os melhores profissionais do mercado, você precisará adotar uma série de posturas. Esteja ciente de que não será uma tarefa simples.

1- Treinar, Treinar e Treinar

Muitas empresas pensam: Por que investir em treinamentos se provavelmente esse colaborador não irá trabalhar aqui por muito tempo? No entanto, esse treinamento das equipes é fundamental para manter a produtividade e o envolvimento dos profissionais.

2- Selecione antes de contratar

Devido à falta de mão de obra, é comum a contratação “desesperada” de profissionais sem um processo de seleção minucioso, avaliando o perfil, os objetivos, a experiência e as habilidades do colaborador e isso acontece com cargos de extrema importância, como o de vendedor e atendente, que representam o “coração” da empresa, são os cartões de visitas da loja, por maior que seja a necessidade, não se pode colocar qualquer pessoa para ocupar essa função. Avalie e prepare os colaboradores!

3- Estabeleça regras claras

Uma equipe para funcionar e cumprir com o seu propósito precisa seguir regras, para tal é necessário que elas sejam passadas de maneira clara e objetiva pelos líderes, que devem acompanhar de perto o trabalho dos profissionais. Não somente as regras, mas as metas devem sem comunicadas com clareza para toda a equipe.

4- Ofereça um plano de carreira

Mais que um aumento de salário, as pessoas buscam ser reconhecidas pelo que fazem, todo profissional quer crescer no mercado de trabalho, se ele não enxergar essa oportunidade dentro da organização que ele está atuando, ele irá em busca de outra, por isso é fundamental estabelecer um plano de carreira logo no início da contratação e oferecer os recursos para que os colaboradores possam conquistar essa meta.

5- Seja Flexível

Da mesma forma que é preciso estabelecer regras claras e colocar limites, a flexibilidade é essencial para o sucesso da empresa, os líderes precisam acompanhar de perto as competências individuais, ouvir os profissionais e se for possível fazer sessões de coaching regularmente com a equipe. Às vezes precisamos considerar que as estratégias e os planejamentos que funcionavam antes, podem não valer mais. As tendências mudam, o perfil dos funcionários também e as empresas que não caminharem junto com essas mudanças, podem ficar para trás e perder profissionais valiosos.

Oferecer cursos e possibilidades de profissionalização é uma solução para melhorar a equipe e reter talentos. A CDL tem uma parceria com a UCS no programa Escola de Negócios, em que associados tem vagas com preços especiais. Os cursos de curta duração ocorrem todos os semestres nas áreas da motivação, análise de crédito, performances de atendimento,  trabalho em equipe e outros temas. A divulgação dos cursos você acompanha no Facebook da CDL Caxias ou no 3209.9977.

Publicado por

marketingcdl

A CDL Caxias é a maior entidade do movimento lojista do Rio Grande do Sul e a está entre as maiores do Brasil em número de associados. É afiliada à CNDL – Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas que congrega 1600 CDL´s e 600 associações comerciais, reunindo 2.200 mil entidades no Brasil e 800 mil pontos de vendas e à FCDL – Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul que reúne 152 CDL´s, 20 associações comerciais e 40 mil pontos de vendas no Estado. O trabalho sério desenvolvido pelos 30 presidentes que já atuaram na entidade ao longo destes 50 anos, diretores e profissionais que participaram da CDL Caxias é respaldado pelas muitas conquistas que a entidade obteve. Uma das mais importantes veio no ano final de 2005, quando a entidade, entre todas as CDLs do país, ganhou o 1º lugar na Categoria Serviços aos Associados na 46ª Convenção Nacional do Comércio Lojista, realizada em Maceió, Alagoas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s