Inovação no Varejo: onde você está hoje?

Tendências do mercado varejista apresentadas na NRF Big Show foram apresentadas pelo consultor nas áreas de qualidade e gestão de risco Daniel Pozza, da empresa NL Informática, que palestrou para a CDL Caxias (dia 29) e falou sobre “Inovação no Varejo”.

Dentre vários conceitos estão a customização, inovação disruptiva, realidade virtual e a ambientação em 360°. De acordo com o palestrante, esta última mudará a maneira de entretenimento.

Um das maiores práticas do mercado é o uso de dados. Todas as decisões atualmente baseadas em feeling serão amparadas por dados no futuro. Análise de dados e tecnologias inteligentes são realidades nos Estados Unidos, então varejistas brasileiros devem prestar atenção e se preparar para isto.

A tendência é o e-commerce se fundir com o comércio tradicional, o papel do varejo deixa de ser apenas vender, passa a ser criar uma experiência, ser uma espécie de showroom ou vitrine para os grandes fabricantes.

A experiência total (conhecer, agradar, provar e confiar) do cliente está cada vez mais acessível e barata. Somente as empresas disruptivas irão sobreviver ao mercado atual.

“Quando alguém diz que a tecnologia matou o seu negócio em dois anos, ele está achando uma desculpa, porque não é a realidade. Temos que estar sempre atentos e acompanhar as mudanças, senão ficamos para trás”.

Ferramentas que permitem a análise cognitiva do cliente (um software que mapeia as suas expressões e permite verificar qual é o sentimento que o vendedor ou a mídia causa no público), a “internet das coisas” (que traz todos os dados da loja), as prateleiras inteligentes (que contém informações e simulam comparações entre produtos e preços) e o espelho inteligente são algumas das inovações abordadas.

Ele dividiu as tendências em 3 grupos: tecnologias ainda distantes da realidade do varejo, as que possivelmente podemos aplicar e as que todos deveríamos estar fazendo. Dentre aquelas que todo varejo já precisa ter está: BI; análise dos processos de promoção; comprar online e retirar na loja; estar na nuvem, com estoque integrado com o site.

A era da informação começará quando entendermos machine learning e computação cognitiva, mas sem nunca deixar de lado o fator humano. “A criatividade sempre vai vencer a tecnologia e o ser humano sempre vai ser melhor do que a máquina”, finalizou Pozza.

Ao fim do evento, a Campanha CDL Presente com Você 2017 foi apresentada. Dentre seus benefícios são os dados estratégicos dos consumidores finais, que possibilitam com que o varejista trabalhe ações de venda, marketing, pós-venda e fidelização. Conheça ela aqui.