Inovação no Varejo: onde você está hoje?

Tendências do mercado varejista apresentadas na NRF Big Show foram apresentadas pelo consultor nas áreas de qualidade e gestão de risco Daniel Pozza, da empresa NL Informática, que palestrou para a CDL Caxias (dia 29) e falou sobre “Inovação no Varejo”.

Dentre vários conceitos estão a customização, inovação disruptiva, realidade virtual e a ambientação em 360°. De acordo com o palestrante, esta última mudará a maneira de entretenimento.

Um das maiores práticas do mercado é o uso de dados. Todas as decisões atualmente baseadas em feeling serão amparadas por dados no futuro. Análise de dados e tecnologias inteligentes são realidades nos Estados Unidos, então varejistas brasileiros devem prestar atenção e se preparar para isto.

A tendência é o e-commerce se fundir com o comércio tradicional, o papel do varejo deixa de ser apenas vender, passa a ser criar uma experiência, ser uma espécie de showroom ou vitrine para os grandes fabricantes.

A experiência total (conhecer, agradar, provar e confiar) do cliente está cada vez mais acessível e barata. Somente as empresas disruptivas irão sobreviver ao mercado atual.

“Quando alguém diz que a tecnologia matou o seu negócio em dois anos, ele está achando uma desculpa, porque não é a realidade. Temos que estar sempre atentos e acompanhar as mudanças, senão ficamos para trás”.

Ferramentas que permitem a análise cognitiva do cliente (um software que mapeia as suas expressões e permite verificar qual é o sentimento que o vendedor ou a mídia causa no público), a “internet das coisas” (que traz todos os dados da loja), as prateleiras inteligentes (que contém informações e simulam comparações entre produtos e preços) e o espelho inteligente são algumas das inovações abordadas.

Ele dividiu as tendências em 3 grupos: tecnologias ainda distantes da realidade do varejo, as que possivelmente podemos aplicar e as que todos deveríamos estar fazendo. Dentre aquelas que todo varejo já precisa ter está: BI; análise dos processos de promoção; comprar online e retirar na loja; estar na nuvem, com estoque integrado com o site.

A era da informação começará quando entendermos machine learning e computação cognitiva, mas sem nunca deixar de lado o fator humano. “A criatividade sempre vai vencer a tecnologia e o ser humano sempre vai ser melhor do que a máquina”, finalizou Pozza.

Ao fim do evento, a Campanha CDL Presente com Você 2017 foi apresentada. Dentre seus benefícios são os dados estratégicos dos consumidores finais, que possibilitam com que o varejista trabalhe ações de venda, marketing, pós-venda e fidelização. Conheça ela aqui.

Publicado por

marketingcdl

A CDL Caxias é a maior entidade do movimento lojista do Rio Grande do Sul e a está entre as maiores do Brasil em número de associados. É afiliada à CNDL – Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas que congrega 1600 CDL´s e 600 associações comerciais, reunindo 2.200 mil entidades no Brasil e 800 mil pontos de vendas e à FCDL – Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul que reúne 152 CDL´s, 20 associações comerciais e 40 mil pontos de vendas no Estado. O trabalho sério desenvolvido pelos 30 presidentes que já atuaram na entidade ao longo destes 50 anos, diretores e profissionais que participaram da CDL Caxias é respaldado pelas muitas conquistas que a entidade obteve. Uma das mais importantes veio no ano final de 2005, quando a entidade, entre todas as CDLs do país, ganhou o 1º lugar na Categoria Serviços aos Associados na 46ª Convenção Nacional do Comércio Lojista, realizada em Maceió, Alagoas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s