4 dicas para fazer a gestão da sua carteira de clientes

Uma carteira repleta de clientes não é, necessariamente, sinônimo de sucesso em vendas. Muito mais do que simplesmente ter clientes e mais clientes, é preciso saber como categorizá-los, como aproveitar o potencial particular de cada um desses clientes. Afinal, é dessa maneira que as boas oportunidades poderão ser de fato aproveitadas.

Porém, muita gente peca nesse sentido. Satisfeitos com a quantidade de clientes, profissionais de vendas simplesmente não se preocupam em fazer uma boa gestão da carteira.

E para te ajudar a continuar crescendo, separamos dicas para gerir sua carteira de clientes, de acordo com o portal Venda Mais, o maior portal sobre gestão em vendas do Brasil

FAÇA UMA PESQUISA NO SEU MERCADO

Para fazer a abordagem correta do seu cliente, você precisa conhecer o seu mercado. E não pense que se trata apenas dos concorrentes, mas sim do seu cliente. Entenda como ele compra, por que compra e para que ele compra. Descubra por qual motivo ele buscaria sua marca e não a do seu concorrente. Dessa forma, você vai conseguir fazer uma abordagem mais assertiva e de acordo com o que ele espera ao comprar um produto de seu mix.

CRIE UM DIFERENCIAL QUE O TORNE ÚNICO

Ser único não quer dizer apenas ter um produto inovador. O que torna uma empresa “única” para o cliente é um conjunto de fatores que inclui a qualidade do atendimento, os benefícios oferecidos, o retorno esperado, a conformidade do produto aos padrões de exigência do mercado…Se diferencie na agilidade da entrega, no preço, no suporte pós-venda. Não importa em quê, mas sempre busque ser único.

TENHA UM BOM PODER DE VENDAS

Crie um padrão de qualidade ao fazer o atendimento. Tenha vendedores que conheçam exatamente tudo aquilo que estão se propondo a vender. Faça com que eles conheçam os diferenciais do produto diante do concorrente. Vá fundo e esqueça superficialidades. Lembre-se também de que o direcionamento da prospecção pode fazer toda a diferença. Não perca tempo com quem não faz parte do seu foco de clientes.

A TECNOLOGIA

Outra importante ferramenta para a gestão da carteira de clientes é a tecnologia. Seu infinito de ferramentas e possibilidades é um dos maiores trunfos para organizar dados e informações que colaboram com a carteira de clientes e todo o relacionamento de prospecção, venda e pós-venda.

• CDL PODE FORNECER DE DADOS

A CDL oferece para os seus associados uma maneira simples e gratuita para fornecer e colaborar com esses dados de clientes a todas as empresas fornecedoras de produtos e serviços. Através da ferramenta de dados de clientes da Campanha CDL Presente com Você, a empresa associada consegue visualizar seus clientes, dados pessoas, de contato e principalmente, de suas compras. Isso fornece uma série de ferramentas estratégicas para trabalhar com seus clientes.

Informe-se pelo site: promocaodepremioscdl.com.br

E se sua empresa ainda não é nossa associada, contate-nos aqui