Gerencie o seu fluxo de caixa e garanta a saúde financeira do seu negócio
O Fluxo de Caixa é como o pulmão financeiro de uma empresa. Para que o seu empreendimento respire bem e tenha fôlego para voar mais alto, o controle eficiente do Fluxo de Caixa é fundamental.
Para empresas que estão começando, a má gestão do fluxo de caixa pode levar à falência rapidamente. Por isso, cabe ao gestor financeiro se familiarizar com o ciclo de fluxo de caixa para garantir equilíbrio do dinheiro que entra e sai.
O que é Fluxo de Caixa
Ele é uma ferramenta de apoio, que o empreendedor preenche com os dados financeiros da empresa em um determinado período. Ele pode ser diário, semanal ou até mesmo mensal.
O fluxo de caixa tem 5 partes básicas:
- Saldo inicial
É o dinheiro disponível em caixa e em todas as contas bancárias
- Entradas de caixa
São vendas à vista e outros recebimentos do dia
- Saídas de caixa
São todos os pagamentos feitos no dia
- Saldo operacional
É o resultado das Entradas de caixa menos as Saídas de caixa
- Saldo final de caixa
É a soma do Saldo inicial com o Saldo operacional
Pra que serve o fluxo de caixa
O fluxo de caixa ajuda o empreendedor a enxergar essas movimentações financeiras ao longo do tempo e tomar as melhores decisões com o dinheiro da empresa.
Com o fluxo de caixa, o empreendedor consegue responder:
- Vai faltar ou vai sobrar dinheiro no futuro?
- Posso dar mais prazo para os meus clientes?
- Preciso negociar algum prazo com meus fornecedores?
- Preciso pegar dinheiro emprestado?
Primeiro passo para a análise financeiro do seu negócio
De acordo com o Sebrae, o Fluxo de Caixa é um instrumento de gestão financeira que projeta para períodos futuros todas as entradas e as saídas de recursos financeiros da empresa, indicando como será o saldo de caixa para o período projetado.
De fácil elaboração para as empresas que possuem os controles financeiros bem organizados, ele deve ser utilizado para controle e, principalmente, como instrumento na tomada de decisões.
O Fluxo de Caixa deve ser considerado como uma estrutura flexível, no qual o empresário deve inserir informações de entradas e saídas conforme as necessidades da empresa.
Com as informações do Fluxo de Caixa, o empresário pode elaborar a Estrutura Gerencial de Resultados, a Análise de Sensibilidade, calcular a Rentabilidade, a Lucratividade, o Ponto de Equilíbrio e o Prazo de retorno do investimento. O objetivo é verificar a saúde financeira do negócio a partir de análise e obter uma resposta clara sobre as possibilidades de sucesso do investimento e do estágio atual da empresa.
Para fazermos uma análise financeira, projetamos o Fluxo de Caixa para um ano e totalizamos as informações anuais, conforme a Planilha Fluxo de Caixa do Sebrae .