Sua estratégia de fidelizar clientes funciona? Veja algumas dicas!

A lealdade do cliente pode ser definida como a predisposição em comprar seus produtos ou serviços, mesmo com o excesso de concorrência e ofertas disponíveis no mercado. Ela é o estado da arte no que diz respeito ao relacionamento. Todo empresário quer fidelizar clientes, mas nem todos conseguem: não é tarefa fácil.

Além de manter e aumentar os resultados de vendas, existem outras razões para trabalhar ações de marketing e relacionamento que ajudam a fidelizar consumidores. E é justamente sobre isso que vamos falar neste post. Acompanhe!

Por que fidelizar clientes?

Quando uma pessoa está disposta a comprar um produto ou utilizar um serviço, tem uma infinidade de opções no mercado. Por que ela deve justamente escolher o que você oferece? Para que a sua empresa seja a opção número um, não basta apenas ser boa, mas sim relevante para aquela pessoa. Para que isso aconteça, você tem que conquistá-la.

Para cativar o seu público, é preciso que ele se identifique com os valores, sua filosofia e a personalidade da empresa porque, assim, ele se sentirá mais próximo e confortável para confiar na marca.

Invista no boca a boca

O que parece ser mais confiável para você: uma indicação de um amigo ou parente próximo sobre um produto, ou uma propaganda? A primeira opção costuma ser a mais eficaz – e barata. Quando alguém nos indica um produto ou serviço por já tê-lo experimentado e aprovado, as chances de aderirmos são muito maiores.

Formas de fidelizar

Atenda bem

Atender bem um cliente é fundamental para a reputação de uma marca. Seja pessoalmente, por telefone, e-mail ou redes sociais, nunca trate mal um cliente ou o deixe com dúvidas. Manter um diálogo aberto e respeitoso é o segredo para um bom relacionamento.

Tenha Personalidade

Invista nas redes sociais, faça um conteúdo relevante para o seu público-alvo sem deixar de lado a personalidade da marca e conquiste seguidores fiéis. Faça uma estratégia de comunicação, mantenha periodicidade nas postagens, bom relacionamento e invista em divulgação. Com isso, o retorno tende a ser muito rápido, com baixos investimentos.

Promova-se

Vai lançar um produto ou serviço novo? Que tal disponibilizar amostras para os seus clientes mais fiéis? Com um CRM (Customer Relationship Management)  bem estruturado, você estará sempre em contato com os seus principais clientes.

Como agir para atrair novos clientes e fidelizar os antigos

• Novos produtos: nada pior do que entrar em uma loja e ver sempre as mesmas coisas. Por isso, não se esqueça de ter produtos novos a venda e destaca-los no site.
  • Descrição: capriche na descrição e nas fotos dos produtos. Deixe o seu consumidor com vontade de voltar para comprar algo que gostou.
  • Forma de pagamento: ofereça várias formas de pagamento. Alguns preferem boletos, outros cartões e outros só compram com sistemas intermediados como paypal e pagseguro.
  • Canal de atendimento: tenha uma forma prática e rápida de contato para que o cliente tire dúvidas. O melhor é um chat, mas se isso não for possível, deixe um email a vista e responda prontamente, resolvendo qualquer problema ou tirando dúvidas.
  • Benefícios: ofereça descontos para a segunda compra ou um brinde. Isso ajuda a pessoa a voltar.
  • Redes sociais: invista em redes sociais, interaja com as pessoas e seja agradável.