Planejamento estratégico: estabeleça metas e alcance o sucesso

Não é preciso ser nenhum especialista para saber que sem um planejamento estratégico não é possível fazer o seu negócio caminhar de forma positiva. Planejar os próximos passos é extremamente necessário para definir e alcançar metas.

Para ajudá-lo nessa tarefa, elaboramos este artigo para você se organizar. Confira!

Por onde começar um planejamento estratégico

Segundo o site da Endeavor Brasil, para iniciar um planejamento estratégico é importante responder a algumas questões:

  • Quem somos? Qual a nossa missão? Qual a relevância do nosso negócio para o mercado? Afinal, aonde queremos chegar?
  • Quais os atores envolvidos nesse planejamento? Quem deve ter participação importante nas análises que traçarão os caminhos da empresa;
  • Definidos os papeis de cada um, é o momento de ter em mãos o máximo de informações que lhe darão uma visão mais completa do mercado. Saiba de tudo que se refere à análise de mercado, crescimento e desenvolvimento de funcionários,concorrentes, áreas e mercados para explorar;
  • Esteja informado sobre os insumos (internos e externos) para realização de seu negócio. O entendimento de mercado é tão bom quanto à compreensão do que ocorre dentro da sua própria empresa.

Principais passos para realizar um bom planejamento estratégico

  1. Determine a meta.O caminho pelo qual se deseja seguir é o ponto de partida do planejamento, e os objetivos de comunicação que se deseja alcançar devem ser bem estabelecidos.
  2. Analise a organização.É necessário conhecer bem a empresa, identificando de maneira detalhada quais são os pontos fortes e fracos da corporação.
  3. Determine missão, visão e valores da corporação.A definição de missão, valores e visão da empresa devem ser totalmente conhecidas, permitindo que o planejamento siga de acordo com tais políticas da organização.
  4. Identifique seu público.Além da empresa, deve ser analisado, também, o público com o qual se deseja conversar; podendo definir os melhores caminhos para chegar aos principais objetivos.
  5. Identifique os objetivos da ação.Demanda de mercado, interesses e políticas de relacionamento com stakeholders devem ser devidamente mapeados e identificados.
  6. Dê importância à imprensa.A construção de um bom relacionamento com os profissionais da imprensa é essencial para o sucesso de qualquer planejamento estratégico que tenha foco na comunicação.
  7. Defina objetivos, estratégias e metas.É fundamental ter estabelecidos quais são os objetivos que se deseja alcançar, quais são as ferramentas que se possui para isso e em quais prazos isso deve ser realizado.
  8. Planeje a ação.Defina os planos que serão capazes de levar a empresa aos seus objetivos de maneira detalhada.
  9. Faça a monitoração.Cronogramas podem ser uma boa opção para avaliar o andamento dos planos que estão sendo postos em prática.
  10. Avalie os resultados.A partir do controle do planejamento, é possível avaliar os resultados da sua estratégia; modificando ou mantendo as ações que trouxeram bons ou maus resultados.

Pronto para colocar seus planos em prática? Caso tenha outras dicas para um bom planejamento estratégico, compartilhe com a gente!

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