Planejamento estratégico: estabeleça metas e alcance o sucesso

Não é preciso ser nenhum especialista para saber que sem um planejamento estratégico não é possível fazer o seu negócio caminhar de forma positiva. Planejar os próximos passos é extremamente necessário para definir e alcançar metas.

Para ajudá-lo nessa tarefa, elaboramos este artigo para você se organizar. Confira!

Por onde começar um planejamento estratégico

Segundo o site da Endeavor Brasil, para iniciar um planejamento estratégico é importante responder a algumas questões:

  • Quem somos? Qual a nossa missão? Qual a relevância do nosso negócio para o mercado? Afinal, aonde queremos chegar?
  • Quais os atores envolvidos nesse planejamento? Quem deve ter participação importante nas análises que traçarão os caminhos da empresa;
  • Definidos os papeis de cada um, é o momento de ter em mãos o máximo de informações que lhe darão uma visão mais completa do mercado. Saiba de tudo que se refere à análise de mercado, crescimento e desenvolvimento de funcionários,concorrentes, áreas e mercados para explorar;
  • Esteja informado sobre os insumos (internos e externos) para realização de seu negócio. O entendimento de mercado é tão bom quanto à compreensão do que ocorre dentro da sua própria empresa.

Principais passos para realizar um bom planejamento estratégico

  1. Determine a meta.O caminho pelo qual se deseja seguir é o ponto de partida do planejamento, e os objetivos de comunicação que se deseja alcançar devem ser bem estabelecidos.
  2. Analise a organização.É necessário conhecer bem a empresa, identificando de maneira detalhada quais são os pontos fortes e fracos da corporação.
  3. Determine missão, visão e valores da corporação.A definição de missão, valores e visão da empresa devem ser totalmente conhecidas, permitindo que o planejamento siga de acordo com tais políticas da organização.
  4. Identifique seu público.Além da empresa, deve ser analisado, também, o público com o qual se deseja conversar; podendo definir os melhores caminhos para chegar aos principais objetivos.
  5. Identifique os objetivos da ação.Demanda de mercado, interesses e políticas de relacionamento com stakeholders devem ser devidamente mapeados e identificados.
  6. Dê importância à imprensa.A construção de um bom relacionamento com os profissionais da imprensa é essencial para o sucesso de qualquer planejamento estratégico que tenha foco na comunicação.
  7. Defina objetivos, estratégias e metas.É fundamental ter estabelecidos quais são os objetivos que se deseja alcançar, quais são as ferramentas que se possui para isso e em quais prazos isso deve ser realizado.
  8. Planeje a ação.Defina os planos que serão capazes de levar a empresa aos seus objetivos de maneira detalhada.
  9. Faça a monitoração.Cronogramas podem ser uma boa opção para avaliar o andamento dos planos que estão sendo postos em prática.
  10. Avalie os resultados.A partir do controle do planejamento, é possível avaliar os resultados da sua estratégia; modificando ou mantendo as ações que trouxeram bons ou maus resultados.

Pronto para colocar seus planos em prática? Caso tenha outras dicas para um bom planejamento estratégico, compartilhe com a gente!

E se você quer aprofundar seus conhecimentos em Planejamento, participe do nosso curso presencial para associados: clique aqui

Ainda não é nosso associado, nos contate, queremos ser parceiro do seu negócio!

 

Publicado por

marketingcdl

A CDL Caxias é a maior entidade do movimento lojista do Rio Grande do Sul e a está entre as maiores do Brasil em número de associados. É afiliada à CNDL – Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas que congrega 1600 CDL´s e 600 associações comerciais, reunindo 2.200 mil entidades no Brasil e 800 mil pontos de vendas e à FCDL – Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul que reúne 152 CDL´s, 20 associações comerciais e 40 mil pontos de vendas no Estado. O trabalho sério desenvolvido pelos 30 presidentes que já atuaram na entidade ao longo destes 50 anos, diretores e profissionais que participaram da CDL Caxias é respaldado pelas muitas conquistas que a entidade obteve. Uma das mais importantes veio no ano final de 2005, quando a entidade, entre todas as CDLs do país, ganhou o 1º lugar na Categoria Serviços aos Associados na 46ª Convenção Nacional do Comércio Lojista, realizada em Maceió, Alagoas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s